29 NOV 2023
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
HUB Inovação na Saúde traz coordenador estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação para Marília e secretários representam a Prefeitura em seminário na Famema
Dr Osvaldo Ferioli Pereira, secretário municipal da Saúde, e Eduardo Yamamoto, secretário municipal da Tecnologia da Informação, participam do encontro promovido na 2ª-feira
Os secretários municipais Dr Osvaldo Ferioli Pereira, da Saúde, e Eduardo Yamamoto, da Tecnologia da Informação, participaram na segunda-feira, dia 27 de novembro de 2023, do encontro HUB Inovação na Saúde, organizado pelo campus da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e complexo HC Famema. O seminário aconteceu no auditório da instituição, com apoio da Universidade de Marília (Unimar), Hospital Beneficente Unimar (HBU), Santa Casa de Misericórdia de Marília e Grupo Jacto. A plenária abordou pontos para avanços na integração da tecnologia de ponta com a prática da saúde, agregando pesquisas, digitalização e telemedicina. Entre os participantes, estava o coordenador de ensino da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Dr Sérgio Roberto Nobre (ex-vice-reitor da Universidade Estadual Paulista, Unesp) e que na ocasião representou o atual secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Vahan Agopyan (ex-reitor da Universidade de São Paulo, USP).

Uma das experiências apresentadas da integração da saúde e tecnologia da informação, na busca por aperfeiçoamento tanto no atendimento, como nos métodos de trabalho, vem acontecendo em Guarapuava, de Paraná (a 252 quilômetros de Curitiba, capital, e a 520 quilômetros de Marília). Os avanços, inclusive, estão sendo liderados por um médico mariliense, o professor doutor David Livingstone, que atua na Universidade Unicentro e no Ipec, o Instituto para Pesquisa do Câncer. Guarapuava - que fica na região centro-sul do Paraná e, tem como uma curiosidade ser o maior município em extensão territorial daquele Estado - possui mais de 190 mil habitantes e concentra algumas características populacionais bem similares à cidade de Marília. “Ali é chamado de Vale do Genoma, justamente por concentrar pesquisas na área da saúde e para novos tratamentos”, informou o pesquisador Tsen Chun Kang, integrante do Grupo Jacto, com sede em Pompeia.

O secretário municipal da Saúde, Dr Osvaldo Ferioli, discursou no evento em nome do prefeito Daniel Alonso, que não pôde comparecer em virtude de compromissos assumidos anteriormente. “Acredito que Marília tem tudo para desenvolver e aplicar a integração dos serviços de saúde e a inovação tecnológica, avançando no que for relacionado à melhoria contínua”, afirmou. O coordenador da pasta estadual de Ciência, Dr Sérgio Roberto Nobre, ponderou sobre a excelência de Marília tanto em saúde, quanto em tecnologia da informação. “A cidade possui cursos superiores de excelência e todo um ambiente propício para mais avanços. Deixo aqui um carinhoso abraço do nosso secretário, o Dr Vahan, que também confia muito no potencial de Marília”, concluiu.

Fotos: Ramon Barbosa Franco