Clique aqui e consulte nossas políticas.
01 DEZ 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal de Assistência Social investem em projeto de taekwondo para crianças
Ao todo, as aulas serão para 55 participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Santa Antonieta
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social dão início ao projeto que garantirá aulas de taekwondo para as crianças e os adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Santa Antonieta. O projeto conta, a princípio, com 55 participantes, com idade entre 6 a 15 anos, todos iniciantes na modalidade. Conforme garantiu o secretário municipal de Assistência Social, Delegado Damasceno, para o ano de 2024 a intenção da pasta é estender a iniciativa aos demais SCFVs.

É importante destacar que as aulas de taekwondo já vinham sendo disponibilizadas no SCFV Santa Antonieta pela professora de Educação Física e responsável pela iniciativa, Jéssica Martins, e os praticantes mais experientes foram convidados pelo mestre Camilo Bueno, professor de Educação Física no colégio Cristo Rei e mestre em taekwondo, a participarem do Festival de Taekwondo. A competição está programada para acontecer neste domingo, dia 3 de dezembro, no Cristo Rei. “O taekwondo vem sendo um grande aliado para nossas crianças, pois incentiva o comparecimento ao serviço de convivência, ensina respeito, disciplina e cooperação. O convite feito pelo mestre Camilo foi muito especial para os alunos, pois assim podem vivenciar um ambiente de competição e adquirir experiência”, disse a professora Jéssica Martins.

A referida arte marcial não trata-se de um esporte violento, ou que favoreça a agressividade. O taekwondo incentiva o respeito ao próximo, a autoestima, proporcionando também benefícios sociais, psicológicos, bem como despertando importantes valores. É uma arte marcial milenar de origem coreana, que se destaca pela grande variedade de técnicas. Além do nível físico e técnica, o esporte representa filosofia baseada em cinco princípios: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável. Como o karatê, a modalidade tem faixas diferenciadas para indicar nível do praticante. É uma das artes marciais mais conhecidas e difundidas no mundo e seu espaço nas Olimpíadas teve início como esporte de exibição em Seul (1998) e em Sidney (2020) foram disputadas as primeiras competições de combate.

Ferramenta de transformação social

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, acredita no esporte como ferramenta de transformação social. “O esporte em geral proporciona a autoestima, amenizando os riscos de depressão e ansiedade, além disso, ensina valores como a cooperação e respeito, fatores fundamentais para que as crianças e jovens da periferia tenham um desenvolvimento saudável, com melhores relações sociais, longe da criminalidade e do uso de drogas. Aproveitamos para agradecer ao apoio da sociedade civil organizada por meio dos clubes de serviço Lions Terceiro Milênio e Rotary Alto Cafezal”, salientou o secretário municipal da Assistência.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, ressaltou que investir no esporte é investir contra a evasão escolar, também é assegurar a prevenção ao uso de drogas, bem como lutar diretamente contra a criminalidade. “Uma criança que pratica esporte sente-se parte integrante da sua comunidade. A prática de esporte evita a evasão escolar e outros malefícios, como o uso de drogas e a criminalidade, pois as crianças inseridas numa modalidade esportiva são incentivadas a hábitos saudáveis e também a valores essenciais, a exemplo da disciplina e do respeito”, concluiu.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-de-assistencia-e-desenvolvimento
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizam programação especial no Mês da Mulher