Clique aqui e consulte nossas políticas.
01 DEZ 2023
SAÚDE
Equipe do SAMU de Marília realiza parto emergencial dentro da ambulância e bebê nasce às margens da Via Expressa
A mãe chamou a ambulância para levá-la até o Hospital Materno Infantil, mas as fortes dores e contrações indicaram a necessidade de intervenção antecipada
A equipe de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Marília (SAMU), um equipamento municipal ofertado para a população pela Prefeitura Municipal de Marília, realizou socorro de emergência, durante o transporte de uma paciente gestante até o hospital. No trajeto, foi necessário parar a viagem e proceder o parto dentro da própria ambulância. Mãe e filha já se recuperaram do susto e passam bem.

A ocorrência foi na manhã de quinta-feira. A ambulância do SAMU, serviço prestado em Marília por intermédio da Organização Social de Saúde (OSS) da Santa Casa de Chavantes desde dezembro do ano passado, foi requisitada por telefone e uma equipe foi imediatamente buscar a paciente. Entretanto, era por volta das 9h15, quando a ambulância estava na metade do caminho para o Hospital Materno Infantil, unidade 2 do HC Famema, passando pela Via Expressa Sampaio Vidal, a técnica de enfermagem Hellen Aparecida da Silva Rossatto, que acompanhava o atendimento, pediu ao condutor da ambulância, Wellington Leal Palmeira, que parasse o veículo imediatamente.

A gestante Kathlen Caroline Ferreira de Oliveira, moradora do bairro Vila Real, já havia chamado a ambulância por causa do início das contrações, mas durante o translado relatou fortes dores e contrações e após verificação foi identificada a necessidade do parto de emergência. Os profissionais precisaram fazer o parto às margens da via. E, foi dessa maneira que Maria Alice veio ao mundo. Tanto a recém-nascida, quanto a mãe, foram examinadas pelo médico Faisson Luis Leal Feitosa e passam bem.

A coordenadora do SAMU de Marília, Elizandra Milan, destaca que a ação demonstra o preparo técnico, a atenção e o cuidado que os profissionais do serviço de urgência oferecem em Marília. “Nossas equipes estão prontas para atendimentos nos mais diversos tipos de ocorrências. O nascimento da pequena Maria Alice mostra isso”, enfatizou.

A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes assumiu o serviço do SAMU em Marília em dezembro de 2022 após vencer processo de licitação que envolveu diversas organizações de saúde. A entidade executora do serviço municipal de saúde também é responsável pela Central de Regulação 24h e do programa de atenção primária municipal que atende pacientes no domicílio “Melhor em Casa”.  O contrato de serviço é válido até 2028. “O Município investe muito na qualidade do atendimento à saúde e a contratação de empresas especializadas buscam exatamente garantir e cobrar pela excelência do serviço. O SAMU não é diferente e o episódio do parto emergencial demonstra que a parceria com a Santa Casa foi acertada e vem suprindo a necessidade de nossa população”, declarou o médico e secretário da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

Fotos: Divulgação

Noticia no-dia-d-contra-dengue-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-garante-orientacao-aos
Há 3 dias
No Dia D contra Dengue, Secretaria Municipal da Saúde de Marília garante orientação aos moradores e intensifica ações de controle ao Aedes nos bairros