Clique aqui e consulte nossas políticas.
01 DEZ 2023
EDUCAÇÃO
Estudantes das Emefs são premiados na Olimpíada Municipal de Matemática da Secretaria da Educação de Marília
Solenidade com os finalistas aconteceu terça-feira, dia 28, e vice-prefeito Cícero do Ceasa representou o Poder Executivo
A Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveu em 28 de novembro a premiação de 42 alunos finalistas da 2ª Olimpíada Municipal de Matemática, desenvolvida com as turmas de 2º ao 5º ano das 21 escolas de Ensino Fundamental (Emefs) que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.

De acordo com o regulamento oficial da Secretaria Municipal da Educação, os alunos envolvidos participaram das duas fases da OBMEP Mirim realizada neste ano e, obtendo melhor classificação em nível de escola, garantiram o direito de competir com os demais finalistas na Olimpíada Municipal de Matemática.

Os alunos premiados foram submetidos a um processo seletivo organizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, sendo os instrumentos avaliativos compostos por 15 questões matemáticas aplicadas na semana anterior aos alunos de 2º e 3º anos e 4º e 5º anos. A 2ª Olimpíada Municipal de Matemática é uma competição científica idealizada pela Secretaria Municipal da Educação de Marília que visa a transformar a relação das crianças com esse componente curricular desde os anos iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem.

“A organização de uma olimpíada no âmbito municipal faz parte de um rol de ações projetadas para 2023, no intuito de desenvolver competências e habilidades matemáticas imprescindíveis para a educação integral das crianças. Mobilizamos nesse ano 5.231 alunos de todas as escolas municipais, um acréscimo de 29% de participantes se comparado a 2022, o que reflete diretamente na aprendizagem matemática em nossas escolas”, relatou a supervisora de Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), Rita Borguetti.

A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Prefeitura de Marília e contou com a presença do vice-prefeito, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, assessor especial da Secretaria Municipal da Educação, professor Joaquim Bento Feijão, supervisão pedagógica de Emef, equipes gestoras das escolas municipais, membros do Rotary Clube de Marília de Dirceu, professores e pais dos estudantes premiados.

Quadro de medalhas

Na Categoria Mirim 1 (alunos de 2º e 3º ano) foi premiada em 1º lugar a aluna Heloísa Carolino de Oliveira (Emefei Antonio Egéa), em 2º lugar o aluno Antônio Pereira da Costa Neto (Emefei Chico Xavier) e em 3º lugar o aluno Isaac Yendo (Emef Nelson Gabaldi). Os premiados na Categoria Mirim 2 (alunos de 4º e 5º ano) foram: Giovana Basseto Barbosa (Emef Edméa Sola) classificada em 1º lugar, João Borguetti Pelozo (Emef Reny Pereira) em 2º lugar e o aluno Enzo Gabriel de Souza Ferreira (Emef Nicácia Gil) em 3º lugar.

Todos os alunos participantes da Olimpíada Municipal de Matemática foram premiados com medalha e certificado de Honra ao Mérito.
Os alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares foram também contemplados com um kit composto por jogos pedagógicos diversos e seus respectivos professores receberam um food voucher cada um. Destacam-se ainda as premiações de dois tablets oferecidos aos alunos que conquistaram o 1º lugar em cada categoria.

O público presente foi agraciado com a apresentação musical ‘Os Saltimbancos’. A adaptação da peça teatral escrita pelo autor Chico Buarque foi brilhantemente encenada pelos estudantes da Emefei ‘Professor Antonio Garcia Egéa’, compondo um espetáculo circense diversificado e descontraído. A participação dos alunos foi muito incentivada nas escolas da rede municipal.

“Além de promover a ampliação de conhecimentos e desenvolver o raciocínio lógico, participar de uma competição matemática desse porte agrega experiências de vida aos nossos estudantes, importante para o crescimento dos mesmos enquanto cidadãos”, considerou o secretário Municipal da Educação, Helter Bochi. O vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), que na oportunidade participou representando o prefeito Daniel Alonso, elogiou a iniciativa da secretaria. “Nossas crianças são muito bem cuidadas em nossas escolas e as olimpíadas de matemática despertam a garra em nossos estudantes, a vontade de estudar mais para conquistar uma medalha de ouro”, disse.

Fotos: Divulgação
Noticia secretaria-municipal-da-educacao-apresenta-documento-orientador-para-370-auxiliares-de
Há 6 dias
Secretaria Municipal da Educação apresenta documento orientador para 370 auxiliares de desenvolvimento escolar da rede municipal de ensino de Marília