Clique aqui e consulte nossas políticas.
01 DEZ 2023
ADMINISTRAÇÃO
Junta Militar de Marília convoca os reservistas de 5 anos consecutivos para Exercício de Apresentação da Reserva 2023
Na forma presencial, a apresentação acontecerá no período de 9 a 16 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h
A Junta de Serviço Militar (JSM), que fica à rua XV de Novembro, nº 650, em frente ao Mercadão Municipal, no centro de Marília, está convocando os reservistas dos últimos cinco anos para a realização do EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva) 2023. O EXAR está dividindo as apresentações de forma presencial, de 9 a 16 de dezembro (segunda a sexta, das 8h às 17h), e de modo online, de 1º de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. Neste caso, é preciso acessar o site oficial da Força que o reservista serviu (Exército, Marinha e Aeronáutica).

No caso dos reservistas do Exército, a opção pela internet é através do site: www.exarnet.eb.mil.br.  Quem se apresentar após o período normal será cobrada multa. Em Marília deverão fazer o EXAR todos que serviram o Tiro de Guerra (TG) ou em uma Organização Militar (OM) nos últimos cinco anos, os policiais militares que saíram da incorporação e ficam vinculados ao serviço militar por cinco anos, entre outros. A JSM de Marília funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mais informações podem ser obtidas pelo fone (14) 3433-1363.

O Exercício de Apresentação da Reserva é realizado anualmente, de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte, por meio do EXARNET ou de forma presencial, no período de 9 a 16 de dezembro, exceto sábados e domingos. A atividade deve ser realizada pelo reservista por 5 (cinco) anos consecutivos, após o licenciamento. A apresentação é obrigatória e, exclusivamente, para fins de atualização de dados. Constitui prova de estar o reservista em dia com as suas obrigações militares a Certidão de Situação Militar (Oficiais R/2) ou o Certificado de Reservista (praças), com o carimbo e as apresentações anuais devidamente anotadas.

O reservista terá a sua falta no trabalho abonada pelo empregador, mediante apresentação do referido documento. O reservista que não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar e sujeito às penalidades previstas em Lei.

Veja quem deve se apresentar

Os pertencentes à Reserva da Força Terrestre, que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro do ano anterior a 30 de novembro (inclusive): Oficiais e Praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e/ou patente; Oficiais e Praças temporários licenciados no período acima estabelecido; Aspirantes a Oficial R/2 e Oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em ‘Situação Especial’; e Reservistas de 1º e 2° Categorias licenciados no período acima estabelecido. A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos quatro primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, o reservista deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.

Fotos: Divulgação
Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros
Há 5 horas
Índice de acesso ao saneamento básico em Marília é maior que na Suécia, Alemanha e outros países desenvolvidos da Europa