07 DEZ 2023
Novembro Azul estimula checagem preventiva e atende quase 4 mil durante o mês
Ação que envolveu toda rede municipal, inclusive com plantões, atraiu grande público para se intensificar cuidado de prevenção e de diagnóstico precoce de câncer e doenças cardiovasculares
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio das equipes técnicas da Saúde da Mulher e da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde, concluíram as ações da ‘Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul – Juntos Pela Vida’. De forma unificada, toda a rede municipal de saúde promoveu orientações, rodas de conversa e incentivo à busca por diagnóstico clínico precoce para câncer de mama, de próstata e de doenças cardiovasculares.

Em todas as 58 equipes de saúde foram realizadas ações com seus públicos de atenção primária, como nos centros de especialidades, núcleos e prontos-socorros, levando a mensagem a todos os pacientes em atendimento. Também foram realizadas um intensivo de consultas no período noturno, com plantão especial na unidade do Programa Melhor Horário (Nova Marília).

Todos ofereceram diagnóstico clínico precoce para câncer de mama e de colo de útero, com atendimento para abertura de pedidos de exames de papanicolau (para prevenção ao câncer de cólon de útero) e de mamografia (para verificar se precisa e já encaminha pedido), como verificação de necessidade de exame de próstata. Em novembro, as campanhas juntas conseguiram atingir público total de 3.991 pessoas, entre 18 e 80 anos ou mais (homens e mulheres). Deste público, foi verificado diagnóstico de hipertensão arterial em 3.371 pessoas, de diagnóstico de diabetes mellitus não especificada em 393 pessoas, e atendimentos a mulheres para prevenção do câncer de mama e colo de útero em 227 deles.

A faixa etária que mais foi atendida consistiu de 60 a 64 anos e a que procurou menos por atendimento, de 25 a 29 anos. Foram solicitados 1.181 exames laboratoriais para rastreio do risco cardiovascular e foram avaliados 1.350 homens e 2.414 mulheres para o risco cardiovascular.

“A unificação das duas campanhas, Outubro Rosa e Novembro Azul, se tornou um importante período do ano para mobilizarmos toda a comunidade, na conscientização da prevenção como forma de se garantir a saúde, verificando de forma precoce possíveis doenças ou problemas de saúde, facilitando assim seu tratamento, podendo reduzir os danos e até evitar problemas mais sérios”, declarou o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024