06 NOV 2018
Megamutirão de Limpeza começa dia 19; ação quer reduzir ameaça do Aedes

Moradores devem colocar em frente às casas, nas datas indicadas, objetos que possam acumular água e favorecer o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Marília inicia no próximo dia 19 de novembro o 2º Megamutirão de Limpeza da Cidade em 2018. Será mais uma oportunidade para a população se livrar de latas, garrafas, móveis velhos e objetos que possam acumular água. O alvo é o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Ae. aegypti), realizado no mês de outubro pelo próprio município, apontou indicador 4 de infestação predial, o que é considerado elevado.

A supervisora de Saúde Adriana Antônia Dadalto, responsável pelas equipes que atuam no combate ao vetor, lembra que a análise de risco depende também da transmissão, do número de casos suspeitos notificados e confirmados. Em 2018 foram 54 casos.

Mesmo com o controle dos casos e das inúmeras ações educativas, visitas dos agentes e estratégias da Divisão de Zoonoses, verifica-se que mais de 80% destes criadouros estão dentro dos imóveis, o que exige intervenção dos próprios moradores.

MEGAMUTIRÃO

A partir do dia 19 serão recolhidos móveis velhos, latas, garrafas, objetos de possam acumular água parada ou apodrecer no quintal (exceto orgânicos e entulhos de construção). Nas zonas norte, sul e o oeste serão três dias de coleta (cada região) e na zona leste os caminhões passarão por dois dias.

O prefeito Daniel Alonso afirmou que, com este novo mutirão, o primeiro biênio 2017/2018 terminará com quatro mutirões na cidade. A mobilização envolve as secretarias municipais da Saúde e Meio Ambiente/Limpeza Pública, com apoio de outras pastas.

“Pedimos a colaboração dos moradores para que coloquem os materiais na frente das casas nos dias indicados para coleta. Pela primeira vez em nossa história, Marília está fazendo esse trabalho de forma ininterrupta, dois anos consecutivos. Com o apoio da população e trabalho sério dos servidores, as doenças estão sob controle”, disse Daniel Alonso.

No mutirão feito há seis meses, foram recolhidas 778 toneladas, o equivalente a 389 caminhões carregados. O material passou por triagem e grande parte destinado à reciclagem industrial, de acordo com o tipo de material, sem comprometimento ao meio ambiente.

Confira os dias e regiões do Mutirão de Limpeza: