20 FEV 2024
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
MEIO AMBIENTE
Podadores de árvores dão exemplo e depositam corretamente galhos e folhagens no Ecoponto da zona Sul de Marília
Posto de coleta instalado pela Prefeitura Municipal de Marília no Nova Marília recebe resíduos de diversos tipos, incluindo de podas. Outros dois Ecopontos do Município também são referência para o descarte correto e gratuito
Fazer o certo é o princípio de muitos moradores de Marília que procuram um dos três Ecopontos implantados na cidade pela Prefeitura Municipal desde 2020. Silvio Marcos Furlan, de 52 anos, é um desses exemplos de cidadão. Ele, que é vendedor, realiza podas de árvores para complementar a renda. Ao invés de descartar em qualquer lugar, conta que faz questão de depositar o resíduo gerado por seu trabalho no local correto.

“Estou vindo do Jardim Santa Antonieta, na zona Norte. Não importa onde eu esteja, sempre trago as galhadas aqui no Ecoponto do Nova Marília, na zona Sul. Eu venho aqui duas ou três vezes por dia. Não é justo tirar o lixo da porta do cliente e jogar na porta da casa de outro morador. Além de feio, vira lugar de escorpião e barata”, afirmou Furlan.

Antes da implantação do Ecoponto Nova Marília, o primeiro do Município, o podador que decidisse fazer o correto precisava levar o resíduo até a área do antigo aterro controlado, no distrito de Avencas, na zona rural da cidade. A decisão da Gestão Municipal, pensando em ajudar a população a realizar o descarte correto foi com a implantação dos Ecopontos, fazendo então a triagem do que pode ou não ser recebido nesta área de uso exclusivo da Prefeitura, visando ainda a diminuição do descarte irregular.

“Para descarte de grandes volumes é preciso contratar uma empresa especializada em caçambas. Os ecopontos são alternativas para evitar o custo desta contratação para pequenas quantidades de descarte. A gente ajuda o morador promovendo a educação ambiental e acaba ainda gerando uma economia para ele”, explicou o secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Vanderlei Dolce.

Só o Ecoponto da zona Sul recebe cerca de 300 corregamentos todos os dias, incluindo os sábados e domingos, e envia de até cinco caminhões cheios de resíduos ao aterro de inertes diariamente. O podador Alonso Francisco Castão, de 76 anos, que trabalha com o filho José Vinícius, conta que a situação do descarte irregular na região Sul da cidade melhorou muito com a abertura do espaço.

“Foi um alívio para nós, que moramos aqui na região. É uma pena que mesmo com este local, uns ainda jogam em qualquer lugar. Quando joga em qualquer lugar, em pouco tempo vira uma porcaria, porque mais gente vai jogar a sujeira em cima do que já foi jogado antes”, relatou Castão.

Crime ambiental

Quando o morador que realizou o descarte irregular de lixo é identificado, os fiscais ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem a notificação para que a pessoa ou a empresa responsável realize a limpeza. Quando o pedido não é acatado, uma autuação é expedida de acordo com a Lei Municipal nº 4468/98, que dispõe sobre a proteção e recuperação do meio ambiente. A multa inicial é de R$ 820,00.

A população pode ajudar neste controle denunciando pelos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6000 ramal 6094, do Meio Ambiente, ou em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos fones 3402-6000 ou 0800-7766-111, pelo email [email protected], no site marilia.sp.gov/ouvidoria ou ir presencialmente na Rua Quatro de Abril, nº 41, no centro, em horário comercial. Fotos e vídeos podem ser enviados para ajudar aos fiscais na autuação dos infratores.

Descarte certo

O morador que precisar descartar eletrodomésticos, móveis, papelão, plástico e outros resíduos inertes podem utilizar gratuitamente três ecopontos  disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Marília.

O Ecoponto Oeste fica na rua Alcides Caliman, nº 704, Jardim Califórnia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus (dois pneus por CPF diariamente).

Já o Ecoponto Sul é instalado na rua Joaquim Dias, ao lado do Complexo de Trânsito, no bairro Nova Marília. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos das 8h às 11h30. O local recebe r papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil (1/2 m³ ou 10 carriolas) e resíduos de poda ou corte de árvores (até 1m³, que é o mesmo volume de uma caixa d'água de mil litros).

O terceiro é o Ecoponto Norte, instalado na rua Paulino Botelho Vieira, número 643, no Jardim Santa Antonieta. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus.

O prefeito Daniel Alonso ressaltou que a sustentabilidade e respeito aos recursos naturais consistem numa política permanente de sua gestão, iniciada em 2017 quando do seu primeiro mandato à frente do Poder Executivo. “Concluímos e entregamos as estações de tratamento de esgoto, que consistiu num grande avanço ecológico para as atuais e futuras gerações. Seguiremos com o enfoque sustentável, inclusive transmitindo os valores da preservação aos alunos da rede municipal. Marília é uma cidade bem inspiradora justamente por sua disposição em sempre construir o futuro com responsabilidade”, finalizou o prefeito.

Fotos: Mauro Abreu

Noticia pets-perdidos-em-marilia-sao-resgatados-e-entregue-aos-tutores-todos-os-meses
19 ABR 2024 - 17h22
Pets perdidos em Marília são resgatados e entregue aos tutores todos os meses