Clique aqui e consulte nossas políticas.
13 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal da Educação de Marília entrega 24.600 kits de leitura para os estudantes e professores da rede municipal de Ensino
Instituído em 2022, o programa ‘Leitura em Casa’ visa promover o acesso à leitura, favorecer a integração entre escola, família e comunidade
Em continuidade ao Programa ‘Leitura em Casa: Formando Pequenos Leitores’, a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação realizou a entrega de 24.600 kits para todos os alunos e professores do Sistema Municipal de Ensino.

Cada um dos 18.883 alunos do Sistema Municipal de Ensino recebeu um kit contendo quatro livros de Literatura Infantil, de acordo com a faixa etária, para as turmas de Nível I e II, Maternal I e II, Infantil I e II, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano. Cada professor da Educação Infantil e Ensino Fundamental recebeu cinco kits diferentes, sendo um de cada turma. Desta maneira, foram entregues um total de 98.400 livros.

O programa ‘Leitura em Casa’ foi instituído em 2022 e tem os seguintes objetivos: promover o acesso à leitura; favorecer a integração escola, família e comunidade; estabelecer um programa permanente de formação de leitores; democratizar o acesso à leitura, oferecer condições necessárias aos participantes; aprimorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem das escolas municipais.

O prefeito Daniel Alonso pontuou a importância de mais um investimento no Sistema Municipal de Ensino: “Este é um programa permanente do governo municipal e através dele vamos continuar fazendo da educação uma das prioridades da nossa gestão. Marília é referência em educação no Estado e no País e temos que continuar sempre avançando e melhorando”, salientou.

O secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi ressaltou a relevância do programa: “O Programa Leitura em Casa teve todo o apoio do prefeito Daniel Alonso, dando respaldo para que se tornasse realidade e tivesse continuidade. Trata-se de uma iniciativa que possibilita aos professores e professoras orientação às famílias no incentivo da formação de leitores, refletindo diretamente no aprendizado das crianças nas escolas. Cada livro foi criteriosamente escolhido pela equipe técnica da Secretaria, buscando sempre apresentar conteúdos relevantes para cada faixa etária, sempre em consonância com a Proposta Curricular do Município”, considerou.

O assessor especial de Governo, Dr Alysson Alex, acompanhou de perto a entrega dos kits nas escolas municipais e ressaltou: “O objetivo maior de nossa gestão é implementar ações desta natureza, criando políticas públicas que estejam a serviço da qualidade de vida da população. Vamos seguir em frente, trabalhando para garantir sempre o melhor não só para o futuro, mas principalmente o presente de nossas crianças”, garantiu.

O programa é avaliado e acompanhado com a implementação das ações propostas, o envolvimento dos alunos, pais e responsáveis; pesquisas promovidas pela direção da escola e conselho da escola; análise dos docentes sobre a contribuição do programa quanto à aprendizagem dos alunos; ações planejadas pelos docentes em relação a seus alunos; e apresentações artísticas pelos alunos, sob a orientação dos docentes.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Noticia secretaria-municipal-de-educacao-de-marilia-promove-jornada-pedagogica-com-professores
Há 12 horas
Secretaria Municipal de Educação de Marília promove jornada pedagógica com professores coordenadores para estudos sobre 'A criança e suas linguagens expressivas'