21 MAR 2024
SAÚDE
22ª edição do Programa Sorria Marília é lançada pela Prefeitura Municipal e Secretarias com apresentação musical e entrega de kits
Evento realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil Criança Feliz contou com pais, servidores e autoridades. Município distribui 20 mil escovas de dentes para os alunos.
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, lançou a 22ª edição do Programa Sorria Marília, na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março de 2024. O evento contou com cerimônia realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Criança Feliz, localizada no bairro Santa Antonieta, que teve apresentação dos alunos da unidade de ensino, teatro de fantoches e entrega simbólica dos kits (compostos de escova de dentes, porta-escova e flúor), além da participação dos pais, membros da comunidade escolar, servidores da Educação e de diversas autoridades do Município.

O assessor especial de Governo, Dr Alysson Alex, representou o prefeito Daniel Alonso, e na oportunidade anunciou novas melhorias para a Emei Criança Feliz e para toda a rede municipal de ensino. “Em junho do ano passado foi pedido a construção de uma quadra com piso emborrachado. Em menos de um ano, conseguimos garantir o recurso, temos o projeto e enviamos para a licitação. Outro anúncio importante, para os professores, é o cumprimento do Piso Nacional do Magistério”, frisou.

Durante a semana do Sorria Marília - 2024 um verdadeiro batalhão de profissionais entre cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da área da saúde de toda a rede pública, assim como educadores,  têm o desafio de levar informações de saúde bucal de maneira acessível e significativa a toda população mariliense e, em especial, às crianças.

O secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, contou que viu o programa nascer em 1999 e acompanhou toda sua trajetória. “Quando começamos essa iniciativa eu era professor e lembro que conseguimos um bebedouro separado para fazer a escovação. Ver a evolução que chegou, com porta-escovas adequados e toda a estrutura é muito gratificante. Sempre digo que eu tenho gratidão por fazer parte desta história, de transformar a vida de cada aluno de Marília”, garantiu.
Agora, a programação inclui atividades educativas e supervisão mensal da escovação bucal nas escolas, viabilizada pela entrega de quase 20 mil kits de escovação a todos os alunos matriculados na rede de ensino municipal, contemplados com escova de dentes, porta-escova e creme dental fluoretado.

Já o secretário da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, fez um paralelo entre o patrono da Emei Criança Feliz e o trabalho realizado no Sorria Marília. “Carim Daher el Haber era amigo do meu avô e juntos fundaram o Restaurante Infantil, que foi uma lição de vida, de amor ao próximo. Na época, foi uma semente que foi plantada e hoje vemos várias pessoas envolvidas nesta ação. O Sorria Marília também é assim, é uma versão preventiva visando a saúde e fortalecendo a geração que vai nos substituir algum dia”, comentou.

Também participaram da cerimônia os vereadores Dr. Elio Ajeka (PP) e a Professora Daniela (PL). “Lutar pela preservação da saúde bucal, para que tenhamos adultos saudáveis e com dentes bonitos, sem precisar colocar prótese no futuro. E a família precisa ajudar”, alertou o vereador Ajeka, que é cirurgião-dentista. A vereadora Professora Daniela lembrou da transformação que foi realizada na escola que dirigiu por 10 anos. “A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Freire era a unidade com mais cáries e doenças bucais sérias. O programa Sorria Marília nos ajudou muito, foi assertivo. É preciso lembrar que não é apenas uma escovação, é praticamente uma disciplina na escola”, disse.

Fotos: Divulgação

Noticia secretaria-municipal-da-educacao-promove-encontro-com-professores-de-maternal-ii-sobre-o
Há 12 horas
Secretaria Municipal da Educação promove encontro com professores de Maternal II sobre o processo de escuta responsiva