27 MAR 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília amplia nebulização contra a dengue para novas áreas da zona Norte e interior de todas as escolas da cidade
Secretaria Municipal da Saúde orienta moradores das áreas atendidas para que mantenham as portas e janelas abertas, retirem as roupas do varal e protejam os alimentos
A Prefeitura Municipal de Marília ampliou a nebulização contra a dengue na cidade nesta semana. O serviço feito com o equipamento acoplado a veículo - conhecido pela sigla NAV - já está sendo realizado em novas áreas da região Norte. Além disso, foi iniciado também o lançamento do defensivo contra o mosquito Aedes aegypti no interior de todas as escolas públicas e particulares da cidade.

O serviço com a NAV da Secretaria Municipal de Saúde de Marília começou na segunda-feira, dia 25 de março de 2024, e seguirá por quatro semanas em novas três áreas nomeadas com as cores: Verde - Parque das Nações; Vermelho - Jardim Sancho Floro da Costa, Jardim Liliana, Jardim Renata e Jardim Santa Antonieta; Azul - Parque Residencial Julieta. Cada área receberá a nebulização uma vez por semana nesta sequência: verde, vermelho e azul. (ver no mapa)

“É importante manter três áreas durante a semana para não perder a janela de sete dias entre as passagens e, assim, garantir a eficiência do defensivo contra o mosquito. O serviço será realizado sempre às segundas, terças e quartas-feiras, com possibilidade de adiar toda a programação por um dia ou dois em caso de chuva ou ventos fortes”, explicou a supervisora da Vigilância Ambiental, Vivian Funai.

Já o serviço nas escolas é realizado com bomba costal, das 17 às 21 horas, para que não ocorra prejuízos às aulas, considerando que não pode haver pessoas no prédio no momento da aplicação do defensivo. Neste semana, a nebulização já foi realizada nas escolas estaduais Alcir Raineri, Professora Reiko Uemura Tsunokawa, Professor Benito Martinelli e Jardim Santa Antonieta, além das escolas municipais Roberto Caetano Cimino, Professora Cecília Alves Guelpa, Estrelinha Dourada e Leda Casadei.

Orientações

As orientações são para que os moradores abram bem as portas e janelas, para que a nebulização consiga atingir todos os locais que possam ser criadouros ou esconderijos do mosquito Aedes aegypti, agente vetor da dengue. É indicado que sejam retiradas as roupas do varal e que cubram bem os alimentos. É preciso ainda ter um cuidado especial com os animais de estimação, retirando os recipientes de água e alimentos. No caso dos pássaros, é recomendado que as gaiolas sejam cobertas.

Resultado positivo

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu, na última semana, a nebulização da área da zona Norte que compreende os bairros que ficam entre o Palmital e o Alcir Raineri, impactando rapidamente em resultados positivos com a diminuição de novos casos confirmados ou mesmo investigados para a dengue na região.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Castelo Branco e a Unidade de Saúde da Família (USF) JK, que são responsáveis pelo atendimento a moradores dos bairros da região que recebeu a nebulização, chegaram a somar 108 casos suspeitos em duas semanas seguidas. O momento coincidiu com o início da nebulização da região. Após este início, os números caíram progressivamente nas semanas seguintes para 99, 86 e 56, o que significa a redução pela metade do índice atingido no pico.

Fotos Divulgação