28 MAR 2024
EMDURB
Emdurb solicita compreensão da população e trabalha para restabelecer serviços do trânsito, após incêndio criminoso
Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília ressalta que todos os trabalhos de rotina do setor vêm sendo realizados de maneira limitada
Diante do lamentável episódio com o incêndio criminoso que destruiu completamente o prédio onde funcionava o Departamento de Educação no Trânsito e Atendimento ao Público (DETAP), bem como toda mobília, computadores, equipamentos eletrônicos e 12 motocicletas (sendo 5 delas 0 km e outras 7 com tempo médio de três anos de uso) que eram utilizadas auxiliando sistema viário de toda a cidade, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb), solicita a compreensão e colaboração da população neste momento delicado.

A Empresa ressalta que todos os trabalhos de rotina neste setor vêm sendo realizados de maneira limitada. Principalmente o trabalho dos agentes do DETAP que atuam motorizados, mas agora estão trabalhando a pé em pontos estratégicos, devido à destruição das motocicletas. Os danos materiais com o incêndio criminoso passam de R$ 1 milhão.

A Emdurb informa que os agentes de trânsito motorizados atuam em vários aspectos do trânsito que demandam atendimento e deslocamento rápido até o local da emergência para que o trânsito flua de maneira segura.

Dentre as atividades realizadas pelos agentes, cuja execução está severamente prejudicada neste momento, destacam-se:

- Apoio em interdições para realização de obras e manutenções nas vias públicas (rede de saneamento, asfalto e poda de árvores etc.);

- Apoio em interdições para eventos diversos;

- Apoio e acompanhamento em eventos esportivos como corridas, caminhadas e etc;

- Acompanhamento em procissões religiosas;

- Controle do fluxo do trânsito para segurança em áreas escolares;

- Direcionamento do fluxo do trânsito em caso de obstrução ou risco pontual do sistema viário devido à queda de árvore, queda de fio energizado, líquido inflamável derramado na via, erosões, etc.;

- Orientação do fluxo do trânsito em caso de congestionamento da via, acidentes, ou panes em semáforos devido a oscilações de energia, temporais, etc;

- Apoio à feiras-livres e eventos;

- Disciplina e orientações em vagas especiais de estacionamento;

- Educação para o Trânsito;

Neste sentido a Emdurb solicita uma atenção especial de condutores de veículos e pedestres, com maior cautela e atenção no trânsito.

Apoio e solidariedade

O prefeito Daniel Alonso agradeceu a colaboração e manifestações de apoio e solidariedade. “Estamos enfrentando mais esse triste acontecimento criminoso em nossa cidade, mas como vem sendo feito em todo o nosso governo, arregaçamos as mangas e estamos trabalhando firme, com todas as equipes e colaboradores, para renascermos das cinzas neste caso e reativar a capacidade total dos serviços realizados pela Emdurb no sistema viário em benefício da população”, afirmou.

O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira, disse que todos os esforços e procedimentos legais vêm sendo adotados para realocação do setor atingido pelo incêndio criminoso, bem como a reposição de todos os materiais e motocicletas destruídos nesse lamentável episódio criminoso. “Até que tudo volte à normalidade, precisamos continuar com o apoio da comunidade, especialmente no setor de trânsito, onde os agentes de trânsito estão atuando a pé em pontos estratégicos. Mesmo de forma precária nessas circunstâncias, o trabalho não para”, explicou o Dr. Valdeci.

Fotos Ramon Barbosa Franco