Clique aqui e consulte nossas políticas.
01 ABR 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Empolgação e alegria definem a expectativa de participar pela primeira vez como integrantes da corporação musical
Vinte e cinco crianças e adolescentes frequentadores do Centro de Convivência de Padre Nóbrega (Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos - antigas Casas do Pequeno Cidadão) vão participar do desfile de 4 de Abril integrando a Banda Marcial de Marília. Todos ensaiam desde agosto de 2023, após parceria firmada entre as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e Cultura. A meta é incentivar o preparo musical, coreográfico e rítmico entre os integrantes.

A proposta envolveu as antigas Casas do Pequeno Cidadão, iniciando por Padre Nóbrega, com crianças acima de 11 anos de idade com interesse em fazer parte da banda marcial. Desta forma, frequentaram as aulas musicais uma vez por semana. O entusiasmo foi tanto que a frequência aumentou para duas vezes na semana.

Sob a regência do maestro Clairton Vieira Basta, à frente da banda há 29 anos, e acompanhamento do instrutor de ordem unida, Marcos Aparecido Geraldo da Silva, os usuários do SCFV tiveram seu primeiro contato com os instrumentos musicais que integram a banda e estão tendo noções sobre teoria musical e a formação de uma banda.

Os participantes de Padre Nóbrega, durante este período de ensaios e aprendizagem, tiveram contato com diversos instrumentos de percussão e de sopro, aprendendo tocar trompete, trombone, tuba, bombardino, percussão e coreografia, sendo as aulas ministradas pelo maestro Clairton. Mário Vidoto, encarregado da unidade de Padre Nóbrega, observou o quanto o projeto tem sido importante e transformador para os integrantes da banda. “Eles não escondem a alegria e empolgação em participar pela primeira vez de um desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade e fazer a marcha junto com participantes veteranos da banda”, contextualizou.

“Há a proposta de reunir mais três unidades dos serviços de convivência de crianças e adolescentes, incentivando o intercâmbio com a música erudita, fortalecendo a Banda Marcial e ampliando oficinas de músicas nos serviços da Assistência. Também há a pretensão de criar unidade de referência, para quem sabe ter uma fanfarra com as crianças e adolescentes que estão em vulnerabilidade social e já frequentam os serviços”, destacou a coordenadora das unidades de SCFV de Marília, Mara Cristina Bolognani Navarro.

“A música é uma linguagem que fala sobre sentimentos e que contribui para o desenvolvimento de crianças e jovens em diversos aspectos, porque além de emocionar, acaba sendo um momento de libertação. Estamos muito felizes por poder construir esta parceria com a Assistência Social,” destacou o secretário municipal de Cultura, André Gomes Pereira.

O prefeito de Marília Daniel Alonso ressaltou que “a música tem o poder de transformação social, cultural e intelectual, ajudando a desenvolver habilidades artísticas de grande importância na criança e no adolescente”.

Banda Marcial ‘Cidade de Marília’

A Banda Marcial ‘Cidade de Marília’, criada em abril de 1995, é composta por 30 integrantes, entre corpo musical, corpo coreográfico, balizas e porta-bandeiras. É mantida pela Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da Associação Cultural da Banda, além disso, oferece aos participantes vale-transporte, lanche e uniformes oficiais para comparecerem aos ensaios.

Neste ano a banda está de casa nova. Após ensaiar por muitos anos no ginásio de esportes ‘Neusa Galetti’, agora, pela primeira vez, a banda tem sede própria localizada na avenida Brasil, nº 252. O espaço é amplo e adequado para os ensaios da equipe. Mais informações, (14) 3422-4316 na sede da corporação musical.

Fotos: Divulgação

Noticia predinhos-do-cdhu-prefeitura-de-marilia-divulga-link-para-monitoramento-do
Há 11 horas
Predinhos do CDHU: Prefeitura de Marília divulga link para monitoramento do auxílio-mudança e auxílio-moradia