12 ABR 2024
SAÚDE
Prefeitura de Marília amplia atendimento até as 19h nas 8 UBSs e contrata novos médicos para o enfrentamento da dengue
Medida integra Plano Municipal de Contingência contra as Arboviroses e novo horário de atendimento começa nesta segunda-feira, dia 15 de abril de 2024
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília vão ampliar o horário de atendimento nas 8 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir desta segunda-feira, dia 15 de abril de 2024. A medida integra o Plano Municipal de Contingência contra as Arboviroses, instituído pelo prefeito Daniel Alonso (PL) para o combate à dengue e ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Conforme comunicou o secretário municipal de Saúde e médico Dr Osvaldo Ferioli Pereira, cada uma das 8 UBSs passará a contar com um médico a mais. “Este profissional estará integralmente à disposição dos pacientes que procurarem a unidade no período da tarde, sempre a partir das 13 horas, com sintomas de dengue”, informou o secretário.

O reforço na equipe médica da rede de atenção primária envolverá as seguintes unidades de saúde do Município de Marília: Santa Antonieta, São Judas, Castelo Branco, Chico Mendes, Alto Cafezal, Cascata, Nova Marília e Jardim Planalto. “A luta contra a dengue, neste enfrentamento dinâmico que estamos estabelecendo, vai ao encontro da portaria do Ministério da Saúde instituída para o combate ao Aedes e proteção de nossa população”, contextualizou o secretário de Saúde de Marília.

O prefeito Daniel Alonso salientou que os novos médicos vão trabalhar com o apoio estratégico e suporte dos demais profissionais e servidores que compõem as equipes das unidades básicas de saúde. “A estratégia é disponibilizar profissionais da Medicina para amparar os pacientes, uma vez que a dengue requer esforços e dedicação de todos. Certamente, a experiência que tivemos com o Novo Horário, na UBS Nova Marília, comprovou a relevância de estendermos o horário do atendimento médico à população”, ressaltou o chefe do Poder Executivo de Marília.

As medidas de contingência e enfrentamento da dengue continuam em várias frentes, inclusive com a aplicação de nebulização nos bairros. Nesta sexta-feira, dia 12 de abril, o comitê intersetorial de combate à dengue se reuniu na sede da Secretaria Municipal de Saúde para avaliar as tarefas já cumpridas e traçar novos bloqueios e novas operações. “As notificações estão caindo de modo considerável, entretanto continuamos a registar positividade - ou seja - a confirmação de casos positivos, por isso a incorporação de novos médicos e a ampliação do horário de atendimento nas UBSs serão ações fundamentais para os cuidados com os pacientes”, garantiu a enfermeira Alessandra Arrigoni, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e membro do comitê de enfrentamento.

Fotos Ramon Barbosa Franco