12 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Música, cultura e arte: estudantes das escolas de tempo integral da rede municipal vivenciam concerto didático da Orquestra Filarmônica de Marília
Experiência inesquecível e pedagógica aconteceu na quinta-feira, dia 11 de abril, no Teatro ‘Waldir Silveira Mello’
A Associação Filarmônica de Marília, em parceria com as Secretarias Municipais da Cultura e da Educação de Marília, proporcionou às escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Tempo Integral a participação dos estudantes no concerto didático, realizado na tarde de quinta-feira, dia 11 de abril, no Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello’, localizado na avenida Rio Branco, nº 51, região central.

Participaram da experiência inesquecível e pedagógica, 180 estudantes matriculados no 4º ano das Emefs ‘Antonio Moral’ e ‘Nivando Mariano dos Santos’. Os alunos foram agraciados com a apresentação de orquestra regida pelo maestro Emiliano Patarra, seguida de abordagem didático-dialógica realizada sobre conceitos musicais e funcionamento de orquestra. Entre os pontos ressaltados durante a imersão musical, os alunos aprenderam sobre divisão em naipes, instrumentos musicais, profissionais que compõem uma orquestra e repertório musical.

Conforme informou a supervisora de Emef, Rita Borguetti, “proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de participar de um evento dessa magnitude é investir diretamente na ampliação da escuta musical no ambiente escolar”, ponderou. “Foram momentos em que os alunos puderam expressar emoções, desenvolver a sensibilidade e aprimorar a percepção musical, complementando o trabalho que vem sendo desenvolvido semanalmente pelos docentes na oficina de enriquecimento curricular ‘Expressões Artísticas’”, salientou. A oficina de enriquecimento curricular  integra o currículo das escolas de Ensino Fundamental que atendem de 1º ao 5º ano em período integral, a exemplo das Emefs ‘Antônio Moral’ e ‘Nivando Mariano dos Santos’.

O concerto didático foi destinado ao público infantil e teve como objetivo despertar o interesse pelo universo orquestral e da formação musical. Para tanto foi disponibilizado antecipadamente material didático explicativo para exploração prévia em sala de aula sobre o evento em questão envolvendo o conhecimento da música de concerto.

“O evento foi realmente um espetáculo, uma experiência que marcará a vida de cada criança. O ponto alto foi o repertório musical apresentado pela orquestra, encantando a todos e fazendo muitos olhinhos brilharem de encantamento”, relatou a professora Fabiana Furlanetto, docente da Emef Nivando Mariano.

A programação fez parte do projeto musical ‘Estações Vivace: em cada parada uma experiência musical’, idealizado e gerenciado pela Associação Filarmônica de Marília e aprovado pelo Ministério da Cultura. Até sábado, dia 13 de abril, serão propiciados gratuitamente à população concertos solo e sinfônico, oficinas instrumentais e masterclass de violão com o renomado instrumentista Fábio Zanon.

Fotos Divulgação

Noticia secretaria-municipal-da-educacao-de-marilia-promove-encontro-com-coordenadores-sobre
Há 53 minutos
Secretaria Municipal da Educação de Marília promove encontro com coordenadores sobre transtorno do espectro autista e rotina escolar