15 ABR 2024
SAÚDE
Autoridades do Município destacam renovação e união pela vida durante inauguração da Unidade de Cuidados Prolongados do Hospital Espírita de Marília
Vice-prefeito de Marília, Cícero do Ceasa, e secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli, participaram da cerimônia de início do novo serviço terapêutico com 16 leitos nesta segunda-feira, dia 15 de abril
O vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL) e o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli participaram da inauguração da Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Hospital Espírita de Marília (HEM), nesta manhã de segunda-feira, dia 15 de abril de 2024. As autoridades destacaram a renovação da instituição e união pela vida protagonizada por diversas organizações para implantação do novo serviço.

A UCP faz parte do Centro Médico Aconchego, que é o ambulatório de especialidades médicas mantido pelo HEM. São 15 leitos clínicos, além de uma moderna sala de estabilização. O local receberá pacientes para reabilitação programada dentro do tempo de permanência preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é de 90 dias, e conta com acompanhamento de equipe multiprofissional das áreas médica, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e assistência social.

Durante a cerimônia, o vice-prefeito, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa, destacou a união dos políticos e empresários da cidade para garantir, além da continuidade do serviço do HEM, sua ampliação. “Cuidar do outro não é fácil e vocês estão de parabéns. Todos acreditam por causa do trabalho, da transparência e do olhar de Deus que vocês têm”, afirmou.

A instituição segue recebendo diversas emendas de deputados e vereadores, e contou com apoio de  empresas tradicionalmente parceiras, como Tauste, Dori, Marilan, Jacto e Replan, para a realização das obras e a compra dos equipamentos e do mobiliário.

O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli, por sua vez, ressaltou que o novo serviço é importante ainda para garantir ‘retaguarda’ para toda rede hospitalar de Marília, formada pelo Hospital das Clínicas, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Beneficiente da Universidade de Marília, abrindo vagas nos leitos de alta complexidade para novos pacientes, e ainda contextualizou sobre a renovação do local.

“É interessante ver como esse prédio se modificou ao longo da história, era uma faculdade de direito, depois moradia para pacientes da saúde mental e agora esse importante serviço, que faz parte de uma nova fase do HEM, e tenho certeza que vão conseguir administrar”, salientou. A inauguração contou com as presenças dos vereadores Eduardo Nascimento (presidente do Poder Legislativo, Republicanos), Professora Daniela (PL) e Dr Elio Ajeka (PP). Também prestigiou a solenidade, a deputada estadual por Marília e região, Dani Alonso (PL).

Fotos Marcelo Martin