16 ABR 2024
SAÚDE
Marília tem mais de 15 mil meninos e meninas na faixa etária apta para receber a vacina de dose única contra o vírus que causa câncer do colo do útero, o HPV
Público-alvo é formado por menores de 9 a 14 anos. Todas as 52 unidades de saúde do Município possuem estoques da vacina para imunização
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, aderiu a nova campanha do Ministério da Saúde contra o papilomavírus humano, o HPV, causador do câncer do colo do útero. De acordo com o Censo 2022, a cidade tem mais de 15 mil meninos e meninas na faixa etária apta a receber a vacina contra a doença. Esse público-alvo é formado por moradores de 9 aos 14 anos.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, a partir deste ano a vacina será aplicada com dose única no Sistema Único de Saúde (SUS). “Todos que estiverem nesta faixa etária, dos 9 aos 14 anos, precisam receber uma dose da vacina contra HPV. No esquema anterior era considerado vacinado, indivíduos imunizados com duas doses”, explicou.

O Ministério da Saúde pediu ainda para que estados e municípios façam uma busca ativa por jovens com até 19 anos que não receberam nenhuma dose da vacina. Desta forma, a Secretaria Municipal da Saúde também estará aplicando o imunizante contra o HPV neste público.

Para receber a vacina, o adolescente deve comparecer junto com um responsável, portando seus documentos pessoais, na unidade de saúde de referência para sua comunidade.  O Município possui 52 unidades de saúde distribuídas em todas as regiões de Marília, com atendimento das 7 às 17 horas. A unidade de saúde Nova Marília, na zona Sul, também atende no período noturno, das 17 às 22 horas.

Para evitar o câncer

O HPV é considerado atualmente a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo e o principal causador do câncer de colo de útero. A estimativa do ministério é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos. Apesar de se tratar de uma enfermidade que pode ser prevenida, ela segue como o quarto tipo de câncer mais comum e é a 4ª causa de morte por câncer em mulheres - sobretudo negras, pobres e com baixos níveis de educação formal.

Foto Divulgação