17 ABR 2024
AGENDA CULTURAL
CULTURA
Confraria da Dança chega a Marília com ‘Sem Fim’, espetáculo livre que traz reflexões sobre o universo e seus mistérios
A atração tem entrada gratuita. De forma lúdica, montagem híbrida de dança e teatro convida o público para um passeio intergaláctico e aponta questões que aguçam a curiosidade de todas as idades
A premiada Confraria da Dança, de Campinas, interior de São Paulo, chega a Marília com o espetáculo ‘Sem Fim’. A montagem, livre para todas as idades, convida a plateia para um divertido passeio pela imensidão do universo. As desafiadoras perguntas que sempre instigaram a humanidade, ‘quem somos?’, ‘de onde viemos?’, ‘para onde vamos?’, pontuam a montagem com graça e encantamento. A apresentação será no próximo sábado, dia 20 de abril de 2024, às 17 horas, no Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello’. A entrada é de graça.

Ainda em Marília, o grupo ministra a oficina gratuita ‘Dança e Processo de Criação’, coordenada por Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, destinada a pessoas interessadas em processos de criação artística. Não há exigência de conhecimento de técnicas específicas, nem tampouco de experiência profissional em artes. A oficina será sexta-feira, dia 19 de abril, das 19h às 22h, também no Teatro Municipal. As inscrições podem ser feitas por formulário online disponível a partir de 1 de abril no linktree do perfil do Instagram @confraria.da.danca.

Universo sem fim

Foi da leitura de um pequeno texto do poeta, ensaísta e filólogo italiano Giacomo Leopardi que Diane Ichimaru, da Confraria da Dança, teve a ideia de colocar em cena as questões filosóficas da existência. Tudo começou em 2007, e de lá para cá, a artista pesquisou e conceituou o que poderia, dentro da Filosofia, interessar a si e aos pequenos, já que é na infância que o humano se descobre parte de uma imensidão, de um universo infinito e essa constatação os enche de dúvidas e incertezas durante toda a vida.

O espetáculo ‘Sem Fim’, inédito em Marília, é um híbrido: é dança, mas também é teatro, tem texto, mas tem movimentos, coreografia. O questionamento da frase “penso, logo existo” é o mote inicial de Sem Fim, que além de ter Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues em cena, conta com a exclusiva trilha musical de Rafael dos Santos, que mescla os gêneros erudito e antigo, acrescentando "pitadas” de música progressista, utilizando trompa, percussão, piano, viola, violino, contrabaixo e efeitos de sintetizadores.

Autora da dramaturgia, Diane Ichimaru revela que a partir dos questionamentos que assombram pessoas de todas as idades, "nos pusemos a brincar com nossos corpos para despertar a criançada a questionar, imaginar e recriar o universo ao redor". O espetáculo foi contemplado pelo Edital ProAC 07/2023 da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Em Marília, conta com a parceria da Prefeitura da cidade.

Confraria da Dança

Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues fundaram a Confraria da Dança em 1996, em Campinas/SP. Seus projetos direcionados à pesquisa de linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais acumulam premiações da FUNARTE/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, entre outros. A dupla promove parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas, atividades diversificadas de formação e fruição artística que atingem público infantil, adulto e terceira idade, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais em busca de aperfeiçoamento.

‘Espetáculo Sem Fim’

Quando: 20 de abril, sábado, 17h.
Onde: Teatro Municipal de Marília "Waldir Silveira Mello". Av. Rio Branco, 51, Centro, Marília/SP.
Entrada Gratuita
Ingressos disponíveis 1 hora antes na bilheteria do teatro, respeitando o limite da capacidade da plateia.
Capacidade do teatro: 430 lugares/ Duração: 50 min/ Classificação: Livre

Oficina: “Dança e Processo de Criação”
Coordenação: Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues.
Público-alvo: pessoas interessadas em processos de criação artística. Não há exigência de conhecimento de técnicas específicas, nem tampouco de experiência profissional em artes.
Data da Oficina: dia 19/04/2024, das 19h às 22h
Local: Teatro Municipal de Marília "Waldir Silveira Mello". Av. Rio Branco, 51. Centro. Marília. SP.
Inscrições: entre os dias 1 e 15 de abril de 2024
Forma de seleção: primeiras(os) inscritas(os)
Forma de inscrição: formulário online disponível a partir de 1 de abril no perfil do Instagram @confraria.da.danca.
20 vagas gratuitas

Fotos Divulgação