19 ABR 2024
DIREITOS HUMANOS
Roda de conversa com mulheres indígenas é organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e marca celebração do Dia Nacional dos Povos Indígenas
Centro de Referência da Mulher de Marília recebeu representantes de várias etnias, em momento que celebrou a cultura dos povos originários do Brasil
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília promoveu nesta semana roda de conversa com mulheres indígenas em alusão ao dia 19 de abril, data em que são celebrados os povos indígenas. O Dia Nacional dos Povos Indígenas foi instituído em 1943, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas (1882-1954) e por muito tempo foi conhecido como Dia do Índio, nomenclatura alterada pelo Congresso em 2022.

A roda de conversa aconteceu no Centro de Referência da Mulher. “Recebemos mulheres de várias etnias no Centro de Referência da Mulher, justamente para a celebração da data em homenagem aos povos originários do nosso Brasil e para promover a troca de conhecimentos sobre a cultura dos povos indígenas”, contextualizou a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi, acredita ser primordial que as políticas públicas enxerguem essa população,  sua riqueza cultural, sua contribuição histórica e atual na nossa sociedade “Importante tomarmos atitude e consciência contra a violência,  o preconceito e as demais violações contra as nações indígenas. Ouvir as mulheres,  seu canto, suas vivências,  nos trouxe uma dimensão extraordinária da importância de respeitar,  valorizar esses povos.

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília abriram com esse evento, um espaço de resistência e atuação para os representantes dos povos indígenas.

Conforme informou a secretária Wania Lombardi, estiveram presentes as indígenas Marleide e Lyrica integrantes do Coletivo de Resistência Indígena de Marília (Crim), representantes do Compir (Conselho de Promoção da Igualdade Racial) e indígenas de Apucaraninha (Paraná), da nação kaingang, representados por Otília, Jacira e Catarina.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024