19 ABR 2024
DIREITOS HUMANOS
EDUCAÇÃO
Com apoio da Prefeitura Municipal, Rotaract Club de Marília de Dirceu realiza oficinas culturais para imigrantes em iniciativa voltada para integração
Acolhimento será realizado através de oficinas sobre a história do Município, aspectos gastronômicos da culinária brasileira e a predominância do português falado na região
Com apoio da Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretarias Municipais da Cultura, Direitos Humanos e Educação e através da Diretoria de Divulgação e Comunicação, o Rotaract Club de Marília de Dirceu inicia neste sábado, dia 20 de abril, a partir das 14 horas, oficinas culturais voltadas ao acolhimento de imigrantes.

O Rotaract Club de Marília de Dirceu, braço jovem da instituição Rotary Club de Marília de Dirceu, organização presente em diversos países, desenvolverá as oficinas no auditório do segundo andar do complexo cultural ‘Braz Alécio’, que abriga o Museu de Paleontologia de Marília e a Galeria Municipal de Artes. Conforme informou o diretor de Serviços Internacionais do Rotaract, Juan Orellana, as oficinas serão ministradas nos idiomas inglês - neste sábado, dia 20 de abril - e em espanhol - no próximo dia 27 de abril, sábado.

“A iniciativa surgiu com o objetivo de oferecer aos cidadãos anglófonos e hispanofalantes residentes no Município, a possibilidade de conhecerem mais a realidade cultural do Brasil e suas particularidades presentes na cidade de Marília”, considerou.  Os workshops serão divididos em três blocos, sendo o primeiro focado na Língua Portuguesa – variante brasileira - o segundo na história de Marília, e o terceiro e último, na gastronomia brasileira. “Será uma forma de democratizamos o acesso à cultura local. Acreditamos que esta iniciativa, ministrada em inglês e espanhol, em muito contribuirá para que os diversos imigrantes se integrem às nossas diversas realidades culturais existentes em Marília, ultrapassando uma das primeiras barreiras, que é a linguística”, frisou.

As atividades são direcionadas aos imigrantes, mas também aos demais interessados nas temáticas que serão tratadas. Os workshops têm patrocínio da Intercoffee, apoio oficial da Prefeitura Municipal de Marília, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Direitos Humanos e da Diretoria de Divulgação e Comunicação da Prefeitura Municipal de Marília, Unimar (Universidade de Marília), por meio do NIPEX – DRI e curso de Gastronomia, Ordem DeMolay – Capítulo Marília, LEO Club “Terceiro Milênio”, Marília Internacional, do Grupo “Conexão Migrante”, Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara e da Cidade de Marília, JML Idiomas e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Marília. A programação completa, bem como inscrições, podem ser acessadas por meio do seguinte link:

Para a secretária municipal de Direitos Humanos, Wania Lombardi, a iniciativa é vista com bons olhos, pois comprova o grau de comprometimento de entidades e empresas no processo de acolhimento dos imigrantes. “São pessoas que deixaram seus países e, com seus familiares e filhos, se instalaram em nossa cidade. As oficinas terão este papel de auxiliar na adaptação aos conceitos culturais do nosso País”, disse.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024