22 ABR 2024
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico levam profissionais do Turismo à maior feira do setor na América Latina
Quarenta e quatro profissionais, representantes do Comtur, empresários e autoridades do setor estiveram na WTM Latin America
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae-SP, levaram na terça-feira, 16 de abril de 2024, 44 profissionais, representantes do Comtur (Conselho Municipal do Turismo), empresários e autoridades do setor do ‘trade’ de turismo do Município para visitar a maior feira de viagens da América Latina, a WTM Latin America. Cerca de 27 mil pessoas passaram no local ao longo de três dias no Expo Center Norte, local do evento.

A 11ª edição do World Travel Market (WTM) Latin America, reuniu expositores de mais de 40 destinos. Autoridades e players do mercado lançaram tendências, serviços e destinos. Um dos destaques foi o painel sobre o crescimento do turismo de negócios. Em fevereiro deste ano, a receita foi de R$ 1 bilhão, resultado 13% maior que o de fevereiro de 2023. Se comparado com o desempenho do mesmo mês em 2019, período pré-pandemia, a alta foi de 25%.

Já os profissionais de turismo de Marília que integraram a viagem destacaram a importância da participação. Segundo o grupo, foi possível constatar por exemplo o quanto que vem crescendo o número de cidades com foco no turismo no Brasil, como ocorre em Marília, promovendo não só maior atenção e visibilidade ao setor dentro do País como também no exterior.

De acordo com eles, o maior ganho do setor local com a visita à feira foi a possibilidade de troca de contatos e conversas com pessoas que estão envolvidas diretamente com cada destino, com a aproximação e troca de vivência. A viagem em grupo também aproximou e fortaleceu os laços entre os empreendedores do turismo da cidade.
O Município de Marília, em parceria com o Sebrae-SP, fretou um ônibus para oferecer aos profissionais do setor no município a oportunidade de visitar a feira gratuitamente. O programa idealizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico foi uma forma de incentivar e ajudar o trade turístico local. “Fretamos um ônibus e ofertamos 44 vagas para quem quisesse participar. A proposta foi um sucesso, esgotaram-se as vagas rapidamente e todos que participaram adoraram conhecer as novidades do setor na feira”, informou o secretário Nelson Mora.

Para o prefeito Daniel Alonso, o turismo em Marília vem crescendo muito, seja pela identidade do Município como uma área rica em sítios paleontológicos, seja pelo turismo de negócios ou de lazer, com o turismo rural ou de esportes, como o cicloturismo. “A cidade vem investindo, principalmente após conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), e o apoio aos profissionais e empresários do setor vem nesse mesmo propósito, de incentivar e ajudar o setor a continuar crescendo”, concluiu o chefe do Poder Executivo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024