Clique aqui e consulte nossas políticas.
08 MAI 2024
SAÚDE
Crianças de 10 a 14 anos de idade começam a ser vacinadas contra dengue em Marília
A campanha de vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade de Saúde da Família (USFs)
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília deram início a campanha de vacinação contra a dengue na cidade. A prioridade são crianças de 10 a 14 anos de idade, prioritariamente. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para as Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, inclusive na zona rural da cidade, estão abastecidas da vacina.

De acordo com a enfermeira responsável pela sala de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Bueno Peloso, o município está abastecido da vacina que combate a Dengue. "No início da semana recebemos um lote com cerca de 1.000 doses do total de 3.498 que começam a ser entregues pela Secretaria de Estado da Saúde para que o ciclo de vacinação não seja interrompido. “Temos monitorado o cronograma de distribuição das doses para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para as Unidades de Saúde da Família (USFs)”, disse Flávia Bueno.

A enfermeira ressalta que o ciclo de vacinação contra a dengue é compreendido de duas doses com intervalo de três meses entre a 1ª e a 2ª dose.

Saiba como e porque se vacinar

Após infecção pelo vírus da dengue, aguardar seis meses para o início da vacinação. Nos casos de infecção por dengue após a vacinação com a 1ª dose (D1), manter o esquema desde que a 2ª dose (D2) NÃO seja realizada com período inferior a 30 dias do início da doença. Em caso de infecção por outras arboviroses, indica-se um intervalo de 30 dias, a partir do início dos sintomas, para início da vacinação.

É indicado adiar a vacinação em caso de doença febril aguda. Pessoas com condições crônicas médicas: avaliar risco-benefício da vacinação. Pessoas com problema de coagulação (ex: trombocitopenia): a aplicação da vacina requer cautela para evitar sangramento no local da injeção. Mulheres com potencial para engravidar: deve-se evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação. Tratamento com imunoglobulinas ou hemoderivados contendo imunoglobulinas (como sangue ou plasma, por exemplo): é recomendado esperar pelo período de três meses para a vacinação contra a dengue. A enfermeira responsável pela sala de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Bueno Peloso, explica que quando não for possível cumprir este prazo, considerar o mínimo de seis semanas, após o término do tratamento, antes de administrar a vacina dengue para evitar a neutralização dos vírus atenuados presentes na vacina.

Contraindicações:

A vacina é contraindicada para crianças menores de 4 anos e adultos com 60 anos e mais;
Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteróides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação;
Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade a qualquer componente ou à uma dose anterior dessa vacina;
Pessoas com infecção por HIV;
Gestantes;
Mulheres que estejam amamentando (em situação de vacinação inadvertida em mulher que esteja amamentando crianças com até 6 meses, após a vacinação, o aleitamento materno deve ser suspenso por 15 dias, com acompanhamento do serviço de banco de leite de referência).

Vacinação concomitante

É recomendado evitar a concomitância da vacina dengue tetravalente (atenuada) com outras vacinas, sendo: vacinas atenuadas: podem ser administradas após 30 dias da vacinação contra a dengue; e vacinas inativadas e outras: podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacinação contra a dengue.

Vacinação Extra Muro

O Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) recomenda enfaticamente que as ações extra muro de vacinação contra a dengue sejam evitadas, incluindo a vacinação nas escolas, a fim de mitigar os riscos potenciais para a população.

Fotos: Mariano Rocha

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-mantem
Há 5 horas
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde de Marília mantêm campanha de vacinação neste sábado, dia 15 de junho