Chefe do Poder Executivo cumpre agenda em Braga, a terceira maior cidade de Portugal, e destaca as similaridades deste município com a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade
O prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL), esteve nesta quinta-feira, dia 9 de maio de 2024, em Braga, a terceira cidade mais importante de Portugal, atrás apenas de Porto e Lisboa, a capital. A agenda da missão oficial do Fórum de Prefeitas e Prefeitos Brasil-Europa incluiu uma audiência com o prefeito de Braga, Ricardo Rios, visita à Câmara Municipal de Braga e imersão nos hubs de inovações da cidade.
“As principais cidades de Portugal estão na rota desta missão organizada pela Frente Nacional de Prefeitos. Naturalmente, Lisboa é a principal cidade portuguesa, capital da nação, seguida de Porto e em terceiro lugar Braga. Aliás, Braga é mais antiga do que a própria nação portuguesa, com dois mil anos de história e cuja fundação está relacionada ao Império Romano, ou melhor, Braga pertenceu à Roma”, sintetizou o chefe do Poder Executivo de Marília. Acompanhado pelo chefe de gabinete Levi Gomes de Oliveira, Daniel Alonso esteve nesta quinta-feira em pontos estratégicos do poder político de Braga e da indústria de tecnologia e inovação, a exemplo do centro tecnológico e de startups.
Em análise desta primeira fase da missão oficial, o prefeito de Marília identificou similaridade entre a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade e Braga. “Além de Aveiro, que focou em sua história, na indústria da transformação tecnológica e no turismo, as demais cidades que percorremos estão nos ensinando muito sobre as novas vocações empreendedoras. Por exemplo, Braga, que concentra características bem similares à nossa Marília, emprega 34% de sua mão-de-obra na indústria tecnológica e de inovação. Além disso, a cidade concentra um perfil acolhedor e receptivo muito semelhante a Marília”, considerou.
As presenças de autoridades brasileiras em Portugal, inclusive, chegou a ser destaque nos veículos de comunicação e na imprensa de Porto nos últimos dias. Ao término da agenda em Braga, a delegação de prefeitos e prefeitas brasileiros se deslocaram para Lisboa, onde terão agenda nesta sexta, dia 10. “Portugal tem tudo para melhorar o Brasil e o Brasil tem tudo para transformar Portugal ainda maior”, sintetizou Daniel, ressaltando que Portugal é para o Brasil a porta de entrada na Europa.
Fotos: Divulgação