Clique aqui e consulte nossas políticas.
17 MAI 2024
EDUCAÇÃO
Índice de alfabetização de Marília é de 97,37%, ultrapassando as taxas da Grécia e de Portugal. Secretaria de Educação comemora resultado e ressalta a soma de esforços de todos os setores
Dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 17 de maio de 2024, pelo IBGE com base nos resultados obtidos pelo Censo 2022
A taxa de alfabetização no Brasil seguiu em trajetória de alta e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022. É o que indica o Censo Demográfico divulgado nesta sexta-feira, dia 17 de maio de 2024, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Marília se destaca entre as 50 melhores cidades com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no País, A Cidade Símbolo de Amor e Liberdade possui  índice de alfabetização de 97,37%, maior quando comparado com o de países da Europa, como Grécia (97,1%) e Portugal (95, 4%).

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento. O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Fruto da soma de esforços de todos

Para o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, o destaque que Marília ocupa atualmente, na esfera educacional no País, pode ser comparado com o de cidades da Europa como Grécia e Portugal. “Isso é fruto da soma de esforços de todos os envolvidos nas práticas pedagógicas aplicadas tanto nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) como nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da cidade. São 64 unidades escolares no município e todas estão de parabéns! Conquistamos um majestoso índice de 97,37% de alfabetização, acima até do índice conquistado pelo Brasil que foi de 93%”, informou o secretário.

Bochi ressaltou que junto com a Prefeitura Municipal de Marília, tem sido desenvolvido nestes 8 anos da administração Daniel Alonso (PL) uma política que favorece os investimentos na área do ensino, através do desenvolvimento de convênios, planejamento de ações pedagógicas, distribuição de livros para incentivar hábitos de leitura nos alunos e familiares, educação ambiental, visita a museu e galeria de arte, entre outras ações desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal da Educação formada por servidores de carreira e experientes no para desenvolvimento e implementação de projetos educacionais.

“Mantemos a nossa rotina pedagógica para formação, qualificação e atualização de educadores. Aliado a todas essas ações, temos o trabalho das equipes de direção e coordenação das Unidades Escolares, juntamente com os funcionários de apoio, que dão o suporte necessário para que as ações dos docentes sejam eficazes”, explicou Bochi.

Gratidão aos servidores e professores municipais

O prefeito municipal Daniel Alonso (PL) parabeniza todas as equipes pedagógicas e de apoio pelo trabalho desenvolvido em todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. “Em especial quero destacar o trabalho de cada professor e professora da rede de ensino, que planejam suas atividades pedagógicas focando em ações que resultam no avanço de cada aluno. Registro aqui minha gratidão pelo profissionalismo de cada um. Vamos continuar trabalhando para que Marília se mantenha em destaque entre as cidades do Estado de São Paulo com índices positivos e crescentes nas esferas educacional, desenvolvimento social e urbano, industrial e no turismo”, garantiu o prefeito Daniel.

Fotos: Mariano Rocha

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-mantem
Há 5 horas
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde de Marília mantêm campanha de vacinação neste sábado, dia 15 de junho