Clique aqui e consulte nossas políticas.
17 MAI 2024
SAÚDE
Marília já vacinou 537 crianças entre 10 e 14 anos contra a dengue. Prefeitura informa que a campanha continua em todas as UBSs e USFs
O ciclo de vacinação é compreendido de duas doses com intervalo de três meses entre a 1ª e a 2ª dose. A meta é imunizar 13.718 crianças
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Marília, divulgam o primeiro balanço da campanha de vacinação contra a dengue que teve início em 8 de maio de 2024. Até o momento 537 crianças entre 10 e 14 anos foram vacinadas, lembrando que o ciclo de vacinação contra a dengue é compreendido de duas doses com intervalo de três meses entre a 1ª e a 2ª dose.

A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde informam que a campanha continua em todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, inclusive na zona rural, com objetivo de cumprir a meta que é vacinar 13.718 crianças. Esta primeira etapa da campanha de vacinação tem como prioridade crianças de 10 a 14 anos de idade.

A enfermeira responsável pela sala de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Bueno Peloso, afirma que o Município está abastecido da vacina que combate a dengue.  “Para Marília está previsto o total de 3.498 doses inicialmente, já recebemos 1.000 doses desse total enviado pela Secretaria de Estado da Saúde que continua nos abastecendo para que o ciclo de vacinação não seja interrompido. “Temos monitorado o cronograma de distribuição das doses para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para as Unidades de Saúde da Família (USFs), inclusive na área rural”, disse Flávia Bueno.

Saiba como e porque se vacinar

Após infecção pelo vírus da dengue, aguardar seis meses para o início da vacinação. Nos casos de infecção por dengue após a vacinação com a 1ª dose (D1), manter o esquema desde que a 2ª dose (D2) NÃO seja realizada com período inferior a 30 dias do início da doença. Em caso de infecção por outras arboviroses, indica-se um intervalo de 30 dias, a partir do início dos sintomas, para início da vacinação.

É indicado adiar a vacinação em caso de doença febril aguda. Pessoas com condições crônicas médicas: avaliar risco-benefício da vacinação. Pessoas com problema de coagulação (ex: trombocitopenia): a aplicação da vacina requer cautela para evitar sangramento no local da injeção. Mulheres com potencial para engravidar: deve-se evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.

Tratamento com imunoglobulinas ou hemoderivados contendo imunoglobulinas (como sangue ou plasma, por exemplo): é recomendado esperar pelo período de três meses para a vacinação contra a dengue.

A enfermeira responsável pela sala de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Bueno Peloso, explica que quando não for possível cumprir este prazo, considerar o mínimo de seis semanas, após o término do tratamento, antes de administrar a vacina dengue para evitar a neutralização dos vírus atenuados presentes na vacina.

Contraindicações:

A vacina é contraindicada para crianças menores de 4 anos e adultos com 60 anos e mais.

Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteróides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação.

Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade a qualquer componente ou à uma dose anterior dessa vacina.

Pessoas com infecção por HIV.

Gestantes.

Mulheres que estejam amamentando (em situação de vacinação inadvertida em mulher que esteja amamentando crianças com até 6 meses, após a vacinação, o aleitamento materno deve ser suspenso por 15 dias, com acompanhamento do serviço de banco de leite de referência).

Vacinação concomitante

É recomendado evitar a concomitância da vacina dengue tetravalente (atenuada) com outras vacinas, sendo: vacinas atenuadas: podem ser administradas após 30 dias da vacinação contra a dengue; e vacinas inativadas e outras: podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacinação contra a dengue.

Vacinação Extra Muro

O Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) recomenda enfaticamente que as ações extra muro de vacinação contra a dengue sejam evitadas, incluindo a vacinação nas escolas, a fim de mitigar os riscos potenciais para a população.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-mantem
Há 4 horas
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde de Marília mantêm campanha de vacinação neste sábado, dia 15 de junho