Recursos financeiros foram garantidos mediante verbas pactuadas pela Secretaria Municipal da Saúde junto ao Governo Federal
Saúde:
Marília participa de Mutirão de cirurgias do SUS, promovido pelo Ministério da Saúde
Recursos financeiros foram garantidos mediante verbas pactuadas pela Secretaria Municipal da Saúde junto ao Governo Federal
Marília foi um dos municípios contemplados pelo Mutirão de cirurgias e exames promovido, nos últimos dias 13 e 14 de dezembro, pelo Ministério da Saúde – por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Os recursos financeiros para a efetivação dos procedimentos cirúrgicos deverão ser repassados às unidades hospitalares mediante verbas pactuadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Em Marília, foram realizadas, no total, 59 cirurgias: sendo 25 procedimentos oftalmológicos para correção de catarata na Clínica Aconchego; e 34 cirurgias promovidas na Santa Casa de Misericórdia de Marília (20 procedimentos oftalmológicos para correção de catarata e 14 intervenções ortopédicas, com implantações de próteses de joelho e de quadril).
Segundo o Ministério da Saúde, o Mutirão reuniu aproximadamente 188 hospitais – entre Santa Casas, unidades filantrópicas, universitários, entre outros serviços de saúde, em todo o país. No total, foram 61,6 mil cirurgias e exames pelo SUS. Deste número, 11,5 mil somente de cirurgias eletivas.
O Mutirão integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal, que tem o objetivo de qualificar e acelerar o acesso às consultas, exames e cirurgias no SUS.
Os atendimentos em Marília foram direcionados aos pacientes que já estavam cadastrados no sistema de regulação e aguardavam pelas intervenções cirúrgicas. No total, foram investidos mais de R$ 140 mil para a realização dos procedimentos cirúrgicos.
“Graças ao bom relacionamento que a administração do prefeito Vinicius Camarinha tem com o Governo Federal e também na esfera estadual, nós estamos conseguindo que o nosso município faça parte das principais ações em benefício da população que mais precisa e que é atendida pelo SUS”, destacou a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Foto: Divulgação