Clique aqui e consulte nossas políticas.
24 MAI 2024
CULTURA
Comitê de Cultura da Região de Marília, do Ministério da Cultura, procura jovens para o Programa de Agentes Territoriais da Cultura
Iniciativa tem apoio da Prefeitura de Marília e da Secretaria Municipal da Cultura. Podem se inscrever pessoas com no mínimo 18 anos, alfabetizadas e com habilidades tecnológicas. São 203 vagas para região Oeste Paulista com bolsas de até R$ 1.200
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Cultura de Marília apoiam o Comitê de Cultura da Região de Marília - órgão recentemente fundado pelo Ministério da Cultura - na busca por jovens talentos que irão integrar o Programa de Agentes Territoriais da Cultura. Podem se inscrever pessoas com no mínimo 18 anos, alfabetizadas e com habilidades tecnológicas.

Ao todo, são 203 vagas para região Sudeste, incluindo Marília e região, 601 em todo País, com bolsas de incentivo que variam de R$1.000,00 a R$1.200,00. O coordenador  do Comitê de Cultura da região de Marília, professor Roberto Moura, explica que esse Comitê terá que atuar em 54 Municípios como prioritários e  princípio, está à procura dos agentes territoriais com conhecimento de dinâmicas entre outras ações culturais em suas comunidades justamente, para promover acesso a cultura de fato em cidades e comunidades distantes dos grandes centros urbanos.

“O MinC lançou um edital de seleção para Agentes Territoriais de Cultura em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, e as inscrições estão abertas até o dia 27 de maio de 2024. Faça parte desta rede com a gente!", disse o coordenador do comitê. O link, segundo Roberto Moura, para se inscrever é https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2145/ e os selecionados podem receber bolsa mensal de R$1.200,00 durante 12 meses. Auxílio inclusão digital de R$1.000,00 (parcela única) e R$25,00 mensais durante 12 meses.

“Oportunidade ímpar e revolucionária na vida de um jovem que sonha viver da arte e do que ações da arte podem proporcionar no seu desenvolvimento social, moral, educacional e cultural. Uma oportunidade de se envolver com políticas públicas voltadas para regiões do Brasil que valorizam o repertório cultural de cidades e comunidades que moram distantes dos grandes centros urbanos e têm muitos talentos a serem evidenciados”, informou.

Segundo Roberto Moura, a presença dos agentes culturais é primordial para o mapeamento extenso e profundo da cultura nas dimensões sociais e assim fazer valer os esforços para que a diversidade cultural cheguem aos artistas regionais “e que os trabalhadores da cultura (regional) possam ganhar evidência e o apoio que precisam para mostrar arte e envolver a todos em sua volta”, garante o professor.

Experiência de contribuir com transformação cultural

Os agentes culturais selecionados pelo Comitê de Cultura de São Paulo Região de Marília terão a oportunidade de se engajar na  transformação cultural de sua cidade ou comunidade. “Uma experiência que só enriquece o currículo, a cultura, as vivências e impulsiona impactos positivos diretamente na vida das pessoas. Permita-se viver essa experiência e fazer parte dessa mudança. A cultura é a alma de uma nação e os agentes são os protagonistas dessa história”, garante o coordenador do Comitê de Cultura de São Paulo Região Marília, Roberto Moura.

Marília na rota das transformações sociais do Ministério da Cultura

O prefeito de Marília Daniel Alonso (PL) comemora as transformações que o Ministério da Cultura tem realizado no Brasil, na região Sudeste e, especialmente, na região de Marília. “A iniciativa de formar jovens agentes culturais enriquece os eventos não só na cidade como em todo o Oeste paulista. É a oportunidade que teremos de evidenciar talentos e eventos regionais que o Brasil não sabia porque por falta de incentivo ou apoio financeiro, estavam esquecidos”, garantiu.

O Comitê de Cultura da região de Marília (MinC) procura jovens talentos.
Inscrição no site:https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2145/
Até o dia 27 de maio de 2024.

Fotos: Mariano Rocha

Noticia promovido-pela-prefeitura-e-secretarias-municipais-populacao-de-marilia-sente-as-acoes
Ontem
Promovido pela Prefeitura e Secretarias Municipais, população de Marília sente as ações de limpeza, infraestrutura e zeladoria do programa 'Marília em Ação'