Clique aqui e consulte nossas políticas.
10 JUN 2024
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde de Marília divulgam balanço do ‘Dia D’ de vacinação
No total foram aplicadas 5.771 doses contra a paralisia infantil, influenza entre outras doenças
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília divulgam o balanço do ‘Dia D’ da Vacinação. Entre os dias 27 de maio a 8 de junho de 2024, 2.734 crianças de 1 a 4 anos de idade receberam as doses contra a poliomielite. Diante da baixa cobertura vacinal nesta campanha, apenas 23,7% do público-alvo formado por 11.524 crianças, foram imunizadas, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde de Marília por meio da Vigilância Epidemiológica.

Mas, pela importância do ‘'Dia D' e início do calendários das festas juninas nas escolas municipais da cidade, a Prefeitura de Marília, através das equipes da Vigilância Sanitária, vacinou entre os dias 7 e 8 de junho de 2024, 178 doses orais contra a poliomielite foram aplicadas em crianças durante os arraiás das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Infantil (Emefei). E mais 1.738 doses da vacina foram aplicadas no público (de 1 a 4 anos) que compareceu nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, totalizando 1.916 doses.

Mas, o 'Dia D' de vacinação também atendeu aos interessados em imunizar a gripe entre outras doenças do Calendário Básico Nacional como Sarampo, Rubéola, Caxumba, Difteria, Tétano, Coqueluche e Febre amarela. “Foram aplicadas 4.033 doses dessas vacinas, sendo 1.314 doses da vacina do Calendário Nacional e 2.719 doses da vacina contra Influenza, totalizando 5.771 doses aplicadas”, explica a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da Vigilância Sanitária, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes.

Campanha de vacinação vai até 14 de junho

Juliana Carvalho Bortoletto informa que a campanha de vacinação vai continuar em todas as Unidades Básicas de Saúde(UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs)  até o dia 14 de junho, das 8h às 17 horas. “O objetivo é atender as mais de 11 crianças que fazem parte do público-alvo da Secretaria Municipal de Saúde. Como os pais devem atualizar as carteirinhas de vacinação, a campanha se estende até o dia 14 de maio de 2024. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão continuar a campanha de imunização de crianças, jovens, adultos e idosos, inclusive na zona rural.

Com a poliomielite não se brinca!

A poliomielite (pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. O último registro da doença no Brasil foi em 1989, e graças à vacinação, não houve registros até então. A vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente, após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.

A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde. Além da vacinação contra a Poliomielite, a Multivacinação vai atualizar a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade), e de adultos e idosos.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia-mantem
Há 5 horas
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Saúde de Marília mantêm campanha de vacinação neste sábado, dia 15 de junho