Clique aqui e consulte nossas políticas.
10 JUN 2024
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura Municipal de Marília limpa e orienta moradores a não descartarem lixo em terrenos vazios, mas flagrantes de desrespeito são diários
Apesar de faixas que norteiam e conscientizam, nem todos cidadãos seguem a recomendação de manter a cidade limpa
A Prefeitura Municipal de Marília, através das Secretarias Municipais de Limpeza Pública e Serviços, Meio Ambiente e Obras Públicas, continua intensamente com os serviços para manter a cidade limpa, linda e próspera para o bem-estar e melhor qualidade de vida dos marilienses.

A limpeza de terrenos vazios para evitar proliferação de doenças, em especial a dengue, tem sido diária e mesmo após os serviços, muitos deles solicitados pelos moradores, serem concluídos, a Prefeitura Municipal de Marília tem colocado faixas orientando para que todos ajudem a manter a cidade limpa. As faixas informam: ‘Proibido Jogar Lixo. Seja um cidadão consciente e mantenha a cidade limpa e mesmo assim os flagrantes de desrespeito são frequentes.

Enquanto as equipes técnicas da Prefeitura Municipal trabalham de forma integrada na limpeza de terrenos, praças, poda de mato, tapa-buracos, asfalto novo em ruas e avenidas e segurança no trânsito, muitos cidadãos continuam descartando lixo de forma irregular e sem pensar no próximo.

O flagrante desta manhã de segunda-feira, dia 10 de junho de 2024, aconteceu na zona Sul da cidade. Mesmo com quatro faixas próximas e instaladas estrategicamente para atrair a atenção dos moradores no grande terreno localizado no cruzamento na avenida Tomé de Souza, com a rua Domingos Jorge Velho, Teotônio Vilela, um cidadão desinformado jogava lixo no terreno descaradamente. “Não só este, mas vários outros esperam a limpeza realizada pela Prefeitura e voltam a descartar entulhos, restos de lixo e até animais mortos no terreno”, disse um morador que junto com outros denunciam o descaso dos vizinhos para a equipe da Prefeitura Municipal.

“Tudo que não presta, ao invés de descartarem nos Ecopontos ou solicitarem caçambas, preferem jogar nos terrenos. Uma vergonha e quando falamos, eles xingam e até agridem. São descarados mesmos”, relatou um mecânico que trabalha em frente a um dos terrenos que as equipes Prefeitura Municipal acabara de limpar.

Marília tem 3 ecopontos em funcionamento

Abertos das 8h às 17h, a Prefeitura Municipal de Marília mantém três Ecopontos em funcionamento. Localizados nas zonas Sul, Norte e Oeste,  os três Ecopontos criados pelo prefeito Daniel Alonso (PL) recebem diariamente descartes de restos de construção civil, podas de árvores e jardinagens, madeiras, materiais recicláveis. De acordo com o chefe do executivo, o objetivo é manter a cidade limpa e atender às reivindicações dos moradores que residem próximos de terrenos vazios.

“As faixas informativas ajudam a conscientizar a população e contribuem para identificar onde os moradores têm desrespeitado. Temos atendido às expectativas e mantemos as ações do programa 'Marília em Ação' para oferecer bem-estar à população e evitar a proliferação de doenças na cidade. Por isso, criamos os Ecopontos para funcionar todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos e para que a população possa descartar os lixos de forma correta”, salientou o prefeito.

Entulhos e inservíveis em locais inapropriados ou terrenos é crime ambiental

O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes, lembrou que depositar lixos, entulhos e inservíveis em locais inapropriados ou terrenos é crime ambiental passível de multas. “Depositar lixo e entulho irregularmente é passível de multa. Pedimos para a população nos auxiliar e denunciar, o valor da multa atualmente é de R$ 820. Jogar lixo irregularmente é crime ambiental, previsto na Lei Complementar nº 13/92. Denúncias podem ser feitas à Prefeitura Municipal de Marília, através dos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6094 (ramal 6094)”, salientou o secretário. Saiba mais, acessando o site: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar

Fotos: Mariano Rocha

Noticia cronograma-de-servicos-do-programa-marilia-em-acao---a-prefeitura-trabalhando-por-voce