Voltado à Terceira Idade, o programa criado em 2010 é desenvolvido na Biblioteca Municipal de Marília
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Cultura de Marília realizaram a substituição dos 10 computadores do Telecentro Marília, otimizando assim o atendimento ao público da terceira idade. Através do programa, cursos e treinamentos gratuitos são oferecidos na sede da Biblioteca Municipal de Marília, na rua São Luiz, nº 1.295.
O Telecentro Marília ‘3ª Idade na Era Digital’ é uma iniciativa permanente de inclusão digital para terceira idade criado em 2010 pela da Secretaria Municipal da Cultura. Até agora mais de 620 alunos já foram formados dentre os cursos de Informática Básica, onde os alunos aprendem funções básicas no computador, digitação, pesquisas, compra e vendas online, detecção e denúncia de fake news, prevenção de golpes, Inteligência Artificial entre outras disciplinas inseridas na grade.
Oferece também o curso Androidando, ensinando a utilização de aplicativos e funções em seus smartphones, possibilitando que adquirem conhecimentos e confiança para melhor proveito das tecnologias na palma da mão, sem a necessidade de ajuda de outras pessoas.
De acordo com as informações do supervisor do programa Pedro Teixeira, muitas vezes os alunos chegam ao curso com dificuldades na utilização dos smartphones ou computadores, relatando que se sentem excluídos do mundo digital. “Relatam que na maioria das vezes dependem de algum parente ou conhecido para concluírem ações simples como um cadastro, pesquisas no Google, instalar e utilizar aplicativos, realizar uma compra segura, entre outras dificuldades encontradas. Isso porque o mundo digital se atualiza a cada dia e eles não podem ficar de fora”, salientou.
“Sabendo disso elaboramos uma grade onde explicamos os aplicativos, softwares e sites mais utilizados no dia a dia, tais como buscas no Google, digitar um documento no Word, fazer pesquisas de preços com dicas de segurança para não caírem em golpes, detecção de fakenews, evitando o compartilhamento de notícias falsas, introdução à inteligência artificial, uso da câmera entre outras matérias, todas com uma didática voltada para a terceira idade”, complementou Teixeira. Os estudantes do Telecentro Marília terminam o curso com mais segurança e autonomia para utilizarem o smartphones e computador sem a ajuda de ninguém.
Interessados em fazer a matrícula no curso totalmente gratuito devem comparecer à Biblioteca Pública Municipal de Marília, localizada na rua São Luiz, nº 1.295 e preencher a ficha de Inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3454-7434.
Fotos: Divulgação