16 OUT 2018
Pré-Conferência de Saúde será nesta quarta-feira para coletar propostas

População tem a oportunidade de participar e fortalecer o SUS; encontro será na Emef Edméa Sola, atrás do ginásio da avenida Santo Antônio

Com início às 19h30, na Emef Edméa Braz Rojo Sola (atrás do ginásio da avenida Santo Antônio), acontece nesta quarta-feira (17) a Pré-Conferência Municipal da Saúde de Marília. O encontro tem como objetivo coletar as propostas da população e dos segmentos representativos, para melhoria da saúde pública.

Para participar basta comparecer. Não é necessário nenhum tipo de inscrição prévia e nem fazer parte de entidade/associação. Os participantes serão divididos em grupos, de acordo com as quatro regiões da cidade (norte, sul, leste e oeste).

Todas as propostas serão organizadas, conforme os eixos temáticos. A votação das sugestões acontece na Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 23 e 24 de novembro, na Fundação Univem.

A aposentada Tereza Machado, secretária do Comus (Conselho Municipal de Saúde), explica que as propostas aprovadas serão incorporadas nas políticas públicas de saúde do município.

“É importante as pessoas comparecerem porque cada sugestão levada será considerada e poderá ajudar a fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde). Entendemos que não basta reclamar, é preciso participar e influenciar”, disse Tereza.

Darcy Bueno da Silva, que preside o Conselho Local de Saúde da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Castelo Branco, afirma que o verdadeiro exercício da democracia vai muito além do voto nas eleições.

“Sabemos que a Saúde é uma das áreas mais mencionadas pela população nas pesquisas sobre as preocupações do brasileiro. Então, precisamos fazer a nossa parte e acompanhar a gestão, fiscalizar, participar”, disse o aposentado.

O presidente do Comus, Gilberto Martins, lembra que as conferências se sucedem nas esferas municipal, estadual e federal. A Pré-Conferência é a base desse sistema de participação democrática e precisa ser valorizada.

“Convidamos a população a estar presente, trazer o seu olhar, apontar a necessidade de seu bairro, da sua região. Temos em Marília uma grande rede de Saúde, com muitas fragilidades e também com muita gente séria. Precisamos potencializar as soluções e melhorar esse sistema ao invés de apenas denegri-lo”, convocou Martins.