A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na manhã de segunda-feira (dia 12), uma palestra em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem.
Com o tema “Como ser a minha melhor versão”, o encontro reuniu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, dezenas de profissionais da área, entre enfermeiros, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem.
“Esta homenagem é bastante justa, pois é uma profissão desafiadora, que trabalha com muito amor e dedicação diária. Gostaríamos de parabenizar a todos os profissionais da nossa rede, desde o assistencial até o administrativo, pelo Dia da Enfermagem”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
A palestra na Secretaria da Saúde foi ministrada pelo administrador de empresas, pós-graduado em marketing, mentor, coach, hipnoterapeuta e escritor, Antonio César Cunha de Almeida.
“Agradeço, mais uma vez, à secretária Dra. Paloma Libanio pela oportunidade e sinto-me muito feliz em poder ajudar, de alguma forma, esses servidores da Saúde. O objetivo mesmo da palestra é mudar para melhor a vida das pessoas, dando a elas ferramentas para que isso possa acontecer”, destacou César de Almeida.
Origem milenar - No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu nesta data, em 1820.
No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
Fotos: Divulgação