Intervenção na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes busca garantir segurança de pedestres e motoristas, além de promover melhorias no principal corredor verde da cidade
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, iniciou nesta quinta-feira (24) uma operação de poda preventiva e manutenção das árvores localizadas em toda a extensão da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na frente do Bosque Municipal.
A ação tem como objetivo garantir a segurança de pedestres e motoristas que circulam pela via, além de preservar a arborização urbana da região, que abriga o maior corredor verde da cidade. Os trabalhos incluem a retirada de galhos que avançam sobre a pista ou a calçada, apresentando risco à integridade física das pessoas e ao trânsito de veículos.
As árvores com risco iminente de queda ou com comprometimento fitossanitário estão sendo suprimidas. Além disso, será feito o levantamento de copa das mongubas localizadas na calçada do bosque, seguido do rebaixamento das copas, melhorando a visibilidade e a fluidez da iluminação natural.
“Estamos cortando os galhos das árvores que estão para fora do bosque e que podem atingir pedestres ou veículos. Já aquelas com problemas fitossanitários graves, com risco iminente de queda, estão sendo suprimidas. A operação deve durar cerca de uma semana e será feita em etapas”, explicou o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más.
Em um segundo momento, a equipe técnica irá estudar a viabilidade de pintura de toda a calçada da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, com marcações de metragem e quilometragem. A proposta é transformar o trecho em uma pista de cooper, incentivando a prática de atividade física no local, que já é muito frequentado pela população.
“O bosque é um espaço com clima agradável, principalmente no verão, e queremos torná-lo ainda mais interativo. Há também planos futuros para a instalação de bancos ao longo da calçada”, finalizou o secretário adjunto.
Fotos: Divulgação