O objetivo do primeiro encontro foi de ampliar o entendimento sobre temas essenciais para o trabalho nas escolas, buscando promover uma atuação mais consciente e acolhedora
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou no último dia 25 de julho (sexta-feira), uma importante formação pedagógica voltada aos novos profissionais que atuarão como cuidadores nas escolas municipais.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria da Educação e contou com uma palestra ministrada pela secretária municipal, Rosemeire Frazon, que também é Professora Especialista e Doutora em Educação Especial.
O principal objetivo dessa formação foi ampliar o entendimento dos cuidadores sobre temas essenciais para o trabalho nas escolas, buscando promover uma atuação mais consciente, acolhedora e eficaz.
Entre os tópicos abordados, destacaram-se: a compreensão do modelo social da deficiência, que enfatiza a importância de enxergar as barreiras sociais e ambientais que dificultam a inclusão; e a identificação de atitudes capacitistas, que podem influenciar negativamente o relacionamento e o suporte às crianças com deficiência no ambiente escolar. Também foram discutidas informações específicas sobre o autismo, buscando esclarecer mitos e fornecer orientações práticas para o apoio às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além dessas temáticas, os participantes receberam orientações sobre estratégias para otimizar o desenvolvimento infantil durante o apoio às atividades de vida diária (AVD), que envolvem ações cotidianas como alimentação, higiene, vestuário e mobilidade.
“Essas orientações visam capacitar os cuidadores a oferecerem um suporte mais qualificado, promovendo autonomia e bem-estar às crianças. Também foram esclarecidas as atribuições específicas desses profissionais, que incluem apoio nas AVDs, mediação de conflitos e suporte escolar, sempre com foco na inclusão e no desenvolvimento integral das crianças”, destacou a professora e secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon.
Ciclo de capacitações - A iniciativa marca a abertura de um ciclo de capacitações contínuas, com o objetivo de qualificar esses profissionais de forma permanente, aprimorando suas habilidades e conhecimentos.
“A proposta é criar um ambiente escolar mais inclusivo, acolhedor e preparado para atender às necessidades de todas as crianças, independentemente de suas diferenças. A ação reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em investir na formação contínua da sua equipe, garantindo que o suporte oferecido às crianças seja de alta qualidade, promovendo uma educação mais justa, acessível e humanizada para toda a comunidade escolar”, finalizou Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação