Técnicos dos CRAS puderam discutir boas práticas e estratégias que podem fortalecer o atendimento em Marília
A prefeitura de Marília, por meio dos técnicos que atuam Secretaria de Assistência Social e Cidadania, equipe responsável pelo Programa Bolsa Família (PBF), participou da Capacitação Sicon (Sistema de Condicionalidades), realizada nos dias 04 e 05 de setembro, em São Paulo.
O Sicon é uma ferramenta do Governo Federal que permite gerir e monitorar as condicionalidades do Programa Bolsa Família, integrando informações das áreas de saúde, educação e assistência social. O objetivo é garantir que as famílias beneficiárias recebam os serviços básicos e que o acompanhamento familiar seja feito de forma eficaz.
O treinamento visou dar condições aos técnicos participantes de identificar as principais regras e objetivos das condicionalidades do Programa Bolsa Família; reconhecer as principais funcionalidades do sistema e como se relacionam; regras e etapas da gestão de condicionalidades, além simular sua operacionalização. O encontro também elucidou como o Sicon pode ser útil para uma gestão intersetorial das condicionalidades, contribuindo para um olhar integral sobre as famílias.
Durante a capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema, além de discutir boas práticas e estratégias que podem fortalecer o atendimento em Marília.
Participaram do curso a coordenadora do Programa Bolsa Família, Débora Cristina Lopes Brito, e os assistentes sociais Aline Aparecida do Nascimento, Cinthia Ramos Bortolotti, Gislaine Berbel Siqueira da Silva, Leandro Donha Pereira e Michelli Nascimento Brito, todos técnicos dos CRAS que atuam no acompanhamento das condicionalidades do PBF.
Segundo a coordenadora Débora Cristina Lopes Brito, “o curso é essencial para capacitar os profissionais com a finalidade de garantir o acompanhamento de forma integral, contemplando a necessidade das famílias do PBF no acesso aos direitos à saúde e educação no município de Marília. O sistema é uma ferramenta necessária para o trabalho de acompanhamento,” concluiu.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, destacou que a formação traz avanços importantes para a política pública municipal relacionada ao Bolsa Família. “A participação de nossa equipe nessa capacitação foi imprescindível para qualificarmos ainda mais o atendimento às famílias. O Sicon é uma ferramenta que fortalece o acompanhamento e garante que os beneficiários do Bolsa Família tenham acesso aos serviços básicos de saúde, educação e assistência social. Esse conhecimento é essencial para que possamos atuar com mais eficiência e compromisso na proteção social das pessoas que mais precisam,” esclareceu a secretária de Assistência Social e Cidadania.
A iniciativa reforça o compromisso do município em investir continuamente na formação de seus profissionais, garantindo um serviço de qualidade, contribuindo para que as famílias superem a situação de vulnerabilidade social, alinhado às diretrizes nacionais de assistência social.
Fotos: Divulgação