Capacitação profissional foi ministrada em duas etapas para os servidores que trabalham no atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 2 e 5 de setembro, na Central de Transportes, localizada na zona Norte da cidade, um curso básico de capacitação profissional em primeiros socorros para os funcionários que atuam na Rede de Apoio aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
O curso foi dividido em 2 etapas, realizado no período da manhã – das 9h às 11h – e ministrado pela enfermeira da educação e desenvolvimento do Hospital Beneficente Unimar (AHBU/Unimar), Mayra André Coube Menezes. Os encontros contaram com a participação de motoristas da Equipe de Central de Transportes; funcionários da Divisão de Zoonoses; técnicos de enfermagem; enfermeiros; e demais servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
A enfermeira Mayra Menezes integra o projeto do Hospital Beneficente Unimar sobre SBV (Suporte Básico de Vida) – RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e desobstrução de vias aéreas e a Liga Acadêmica de SBV do curso técnico de enfermagem da Universidade de Marília. O projeto tem como objetivo capacitar e sensibilizar a sociedade e suas categorias de forma geral quanto aos primeiros socorros entendendo que isso faz parte da cidadania e da responsabilidade social.
“Desde o início da gestão do prefeito Vinicius, nós temos investido em cursos de capacitação e aperfeiçoamento dos nossos funcionários. Além da nossa maior preocupação, que é salvar vidas, nós queremos oferecer um serviço de qualidade e com atendimento acolhedor e humanizado”, afirma a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Para o coordenador de serviços da Central de Transportes da Secretaria Municipal da Saúde, Otaviano Severino Leite, o curso de primeiros socorros foi extremamente válido para os profissionais da área. “Além de servir a população com qualidade e da melhor maneira possível, o curso nos ajudou a compreender técnicas de desengasgo, de atendimento a mau súbito, a paradas cardiorrespiratórias, entre outras. Isto serve de exemplo até para o socorro de nossos familiares. Tudo que é feito nos primeiros socorros ajuda a salvar vidas, por isso, esta capacitação foi fundamental para as nossas atividades diárias”, finalizou o coordenador de serviços.
Fotos: Divulgação