Evento reuniu mais de 300 convidados, entre representantes de entidades sociais e gestores públicos
Na manhã desta terça-feira (dia 16), a Associação dos Ostomizados de Marília e Região promoveu no Teatro Municipal “Waldir Silveira de Mello” o evento em alusão ao Dia Municipal da Pessoa Com Ostomia e também ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, que serão comemorados no próximo 21 de setembro.
O evento teve o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e das empresas Convatec, Hollister e Salts Life Sul.
No total, mais de 300 convidados participaram do encontro, que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi; da vereadora Fabiana Camarinha (Podemos); da diretora técnica do DRS (Departamento Regional de Saúde), Célia Maria Marafiotti; do presidente da Associação dos Ostomizados de Marília e Região, Salvador Santiago Júnior, da superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Roberta Cardozo Flores – que representou a secretária municipal, Paloma Libanio, na abertura do evento; e do preletor e palestrante da Seicho No Iê, Eder Carlos Severiano.
“Nós queremos agradecer aos nossos parceiros comerciais que nos ajudaram na promoção deste evento, ao prefeito Vinicius Camarinha, à Câmara Municipal e aos demais representantes da sociedade civil por terem abraçado esta causa. O dia 21 de setembro é uma data muito especial para as nossas entidades e este apoio tem sido essencial para que possamos prosseguir na luta pelos nossos direitos”, afirmou o presidente da Associação dos Ostomizados de Marília e Região, Salvador Santiago Júnior.
Palestras
A primeira palestra do evento com o tema “A Chave para o Empoderamento da Pessoa com Deficiência” foi proferida pela médica fisiatra e ex-diretora técnica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Roberta Flores, que atualmente é responsável pela superintendência de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde.
“Este evento trata de dois temas muito relevantes para a nossa sociedade. Nós, da Secretaria Municipal da Saúde, temos o orgulho de apoiar estes movimentos que são fundamentais para a conquista dos direitos dos indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente os ostomizados e os que participam da luta pelas pessoas com deficiência”, comentou Roberta Flores.
Em seguida, o preletor e palestrante da entidade Seicho No Iê, Eder Carlos Severiano, falou sobre “A Medicina e a Ciência Mental”.
Justa homenagem
O presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi, elogiou a atual administração por dar apoio a esta justa homenagem e o trabalho realizado pelas entidades do setor. “Marília vive hoje um momento de otimismo e de recuperação da sua credibilidade. A nossa Câmara Municipal se sente lisonjeada em participar deste evento. Foram muitos anos de abandono da gestão pública, principalmente em causas prioritárias para a população. O papel das entidades sociais tem sido fundamental em prol dos mais necessitados. Parabenizamos também a atual administração e a Secretaria Municipal da Saúde por terem este olhar diferenciado com os ostomizados e com as pessoas com deficiência”, destacou Danilo Bigeschi.
“Parabenizamos as entidades sociais por atuarem a favor destas causas tão nobres e pelo trabalho que é feito na cidade. A nossa Secretaria Municipal da Saúde vai sempre apoiar estas ações e também colaborar na promoção de políticas públicas que tratam da defesa dos seus direitos. Por isso, não podemos deixar de lembrar de uma data tão especial”, finalizou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Fotos: Divulgação