Um dos reforços da equipe de futsal feminino da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ) de Marília é um nome bastante conhecido da torcida mariliense. Marina de Carvalho Belam, conhecida no meio do futsal apenas como Marina Belam, é uma experiente atleta mariliense de 34 anos, com passagens por clubes da Grande São Paulo e também pela Itália. Seu início e formação aconteceram na cidade de Marília.
No início dos anos 2000, Marina foi convidada a treinar no Yara Clube, com o treinador Luiz Augusto, o Luizão (in memoriam), que foi o primeiro treinador da atleta e o responsável pelos primeiros passos dela na modalidade. Na época, por ainda não ter uma equipe exclusiva para meninas, Marina treinava junto à equipe masculina de base. Mesmo entre os meninos, Marina logo se destacou, demonstrando talento desde cedo.
Em 2007, passou a integrar a equipe de futsal feminino da SELJ Marília, que já representava a cidade em competições oficiais desde o começo dos anos 2000.
Sob o comando do treinador Mário Ferreira (Marinho) e do auxiliar Sérgio Augusto, Marina atuou tanto na base quanto na equipe principal, conquistando títulos importantes por Marília.
Entre as competições mais tradicionais, destacam-se a Copa TV Tem, com títulos conquistados em 2011, 2014 e 2015, e o Pentacampeonato da Copa Record – Série Ouro. Desde o primeiro título, em 2008, aos 17 anos, Marina foi decisiva, marcando gols importantes na final.
Depois, vieram mais quatro títulos, nos anos de 2009, 2016, 2022 e 2023, sempre com a atleta presente em todas as campanhas e balançando as redes em todas as finais.
Durante esse período, Marina também defendeu outras equipes: atuou pelo Taboão da Serra (2012) e por Osasco (2013), retornando a Marília em 2014.
Com tanto talento e conquistas, foi contemplada pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com uma bolsa de estudos no ensino superior. Em 2015, concluiu o curso de Educação Física.
O ótimo desempenho pela SELJ Marília abriu portas no futsal internacional. No final de 2015, recebeu proposta para atuar na Itália e aceitou o desafio. Jogou pelo Stone Five Fasano (2016 a 2018) e pelo Real Statte (2018 a 2020). Durante a pandemia, retornou ao Brasil e voltou a defender Marília em 2021.
Em 2022, novamente na Itália, atuou mais uma temporada pelo Real Statte e, em seguida, foi contratada pelo Molfetta Femminile, onde jogou de 2023 a 2024.
Neste ano de 2025, surgiu a oportunidade de retornar à equipe da SELJ Marília. Pela forte identificação com a cidade, Marina aceitou novamente o desafio e volta a vestir a camisa mariliense.
“Marília sempre foi minha casa, sempre foi a equipe que eu torci, mesmo de longe, e, quando estive aqui, defendi com todo o meu coração! Fico muito feliz e honrada de poder estar de volta, muito ansiosa para viver este novo ciclo e esperançosa de que Marília volte a ser protagonista no futsal nacional.” – disse Marina.
Já na estreia, no último dia 24 de setembro, em jogo válido pela Copa Paulista do Interior, disputado em Pirajuí contra as donas da casa, Marina deu uma assistência e marcou duas vezes na vitória de Marília por 6 a 2, demonstrando que sua experiência será fundamental para ajudar a equipe no restante da temporada.
Fotos: Divulgação