Com periodicidade mensal, atendimentos serão feitos de forma descentralizada nos serviços da Secretaria
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realiza mais uma ação itinerante do Cadastro Único, que desta vez acontecerá nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, no CRAS Teotônio Vilela, localizado na Rua Sebastião Mazalli, s/n.º – Bairro Teotônio Vilela.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população de baixa renda aos serviços do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, levando o atendimento até os territórios e facilitando o acesso das famílias aos benefícios sociais.
Os atendimentos serão realizados das 8h30 às 16h, organizados por ordem de chegada e com distribuição de senhas.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, o município de Marília tem um olhar voltado ao cuidado social, e levar o Cadastro Único para quem mais precisa demonstra o compromisso da gestão em alcançar a população em vulnerabilidade social, levando todos os serviços, que vão além do repasse de benefícios.
“Com esta ação, pretendemos inserir as famílias que até então não estão cadastradas no CadÚnico, bem como promover o acesso à renda aos que estão nos critérios, porém ainda não contam com esta proteção. Também será possível incluir em atendimento e acompanhamento famílias cujas vulnerabilidades são relacionais, além de atuar de forma preventiva no território, serviços e benefícios socioassistenciais”, explicou a secretária.
A ação reforça o compromisso da gestão do prefeito Vinicius Camarinha com a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população em situação de vulnerabilidade. A expectativa é de que o atendimento itinerante amplie o alcance dos serviços do Cadastro Único e contribua para a melhoria da qualidade de vida das famílias marilienses.
Cronograma de atendimento
As ações itinerantes têm caráter continuado, e a previsão de execução para 2025 é nas seguintes datas:
- 17/10/2025 – sexta-feira, no CRAS Teotônio Vilela, localizado na Rua Sebastião Mazalli, s/n.º – Bairro Teotônio Vilela – Contato: (14) 3451-3694
- 28/11/2025 – sexta-feira, no SCFV Rosália (Casa do Pequeno Cidadão), localizado na Rua José Belmiro da Rocha, n.º 155 – Distrito de Rosália – Contato: (14) 3479-6174
- 19/12/2025 – sexta-feira, no CRAS Regina Célia Gomes de Moraes Micheli (Zona Oeste), localizado na Rua Amador Bueno, n.º 855 – Vila dos Comerciários II – Contato: (14) 3433-5778
Serviços ofertados na ação
O Cadastro Único Social realizará atendimentos voltados para:
• Cadastramento e atualização cadastral;
• Emissão da carteira da pessoa idosa;
• Emissão de comprovante de cadastramento;
• Consulta à situação de recebimento/pagamento do Programa Bolsa Família;
• Orientações sobre programas sociais do Governo Federal;
• Solicitação de atendimento domiciliar para famílias unipessoais;
• Ações coletivas com foco no acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Documentação necessária para atendimento
Para garantir o atendimento eficiente, os moradores devem comparecer com documentos originais e válidos, sendo:
Do Responsável Familiar:
• CPF (obrigatório);
• Documento de identificação com foto (RG);
• Título de Eleitor;
• Comprovante de endereço ou, na ausência deste, declaração de residência assinada pelo responsável familiar.
Demais componentes da família:
• CPF (obrigatório para todas as pessoas da casa);
• Documento de identificação com foto (RG);
• Título de Eleitor;
• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Carteira de Trabalho.
Representante Legal (se houver):
• CPF (obrigatório);
• Documento comprobatório da representação legal (guarda, curatela ou tutela).
Fotos: Divulgação