Após o prefeito Vinicius Camarinha anunciar dia 4 de setembro que a Etec “Antonio Devisate” e a Fatec “Estudante Rafael Almeida Camarinha”, atualmente localizadas na avenida Castro Alves, 62, em breve estariam em novo local, mais moderno e amplo, a Prefeitura de Marília oficializa autorização de locação de espaço no Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, que fica na Rua Hygino Muzzi Filho,529, no Campus Universitário.
A solenidade de assinatura da autorização foi realizada no Univem, na tarde desta terça-feira, 4 de novembro – exatamente dois meses após o anúncio do prefeito com a solução para melhorar as condições de ensino do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS), em Marília representado pela Etec e pela Fatec.
Para o prefeito Vinicius Camarinha, sua gestão está focada em resolver os problemas da cidade. “Nosso governo foi eleito para cuidar da cidade e cuidar das pessoas. Investir em melhorias para a educação profissional e superior faz parte desse cuidado. É uma honra poder manter essa parceria com a Fatec e com a Etec, melhorando as condições de ensino para essas tradicionais instituições. Marília merece um atendimento mais digno aos alunos, professores e funcionários do Centro Paula Souza, que formam excelentes profissionais”.
Ainda de acordo com o prefeito, esta é uma boa parceria para beneficiar a população. “É pelos alunos da Fatec e da Etec que estamos aqui. Vamos pagar o mesmo valor do metro quadrado aqui no Univem em relação ao prédio atual”, e afirmou ainda que a educação é a chave que abre todas as portas. “É a educação que vai salvar o nosso país. As 20 mil crianças da nossa rede de ensino já estão sentindo as melhorias. Nosso maior patrimônio são os nossos filhos. E nossa missão é cuidar para que a cidade tenha esse espaço adequado”.
Vinicius Camarinha relembrou da vinda da Fatec para Marília, que era um sonho ter essa faculdade gratuita. “É uma alegria voltar aqui depois de ter participado da inauguração da Fatec em 2006. Eu era deputado estadual e o governador era o Geraldo Alckmin. A Etec e a Fatec funcionam naquele prédio da antiga cervejaria, que foi improvisado para ambiente escolar, e que passou a apresentar problemas, como falta de estrutura elétrica para laboratório e falta de espaço para expandir os cursos. Os alunos agora estarão em um espaço adequado para o ensino”, afirmou o prefeito.
Durante a solenidade, o prefeito afirmou que sua gestão é de recuperação da cidade. “Não vamos mais aceitar em nossa cidade lugares indignos para nossa população. Vamos recuperar os espaços públicos do abandono que encontramos”.
O reitor do Univem, Dr. Luís Carlos de Macedo Soares, falou sobre o entusiasmo em ter a Fatec e a Etec no campus do Univem. “Já estávamos nessa tratativa havia algum tempo, desde a pandemia. Os diretores da Etec e da Fatec vieram conhecer o espaço e encaminhamos a demanda para o prefeito Vinicius Camarinha, que atendeu o pedido”, explicou.
Para o diretor da Etec, professor Benedito Gofredo, este é um dia histórico. “É o início de uma nova etapa pela união de esforços. A educação é o caminho mais seguro para o desenvolvimento de Marília e da nossa juventude. O prefeito Vinicius Camarinha é generoso e sensível com a questão da educação, e tem apreço pela educação profissional. Agradeço o prefeito e o reitor por firmarem essa parceria”, disse o diretor da Etec, que complementou: “Agradeço também a dedicação e o empenho do secretário da Administração, Cesar Fiala, pelo trabalho de apoio na nossa demanda. Que essa mudança simbolize o início de um novo tempo”, finalizou.
Já o diretor da Fatec Marília, professor Maurício Duarte, celebrou a parceria e o compromisso conjunto. “Agradeço o prefeito Vinicius Camarinha pelo apoio institucional, pois as iniciativas, parcerias e apoios abrem portas para toda a comunidade acadêmica da Fatec. O apoio do Legislativo e do Executivo reforça a necessidade de união entre os poderes legalmente constituídos”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi, afirmou que o prefeito Vinicius Camarinha tem se dedicado muito a Marília. “A Câmara está feliz em participar de mais esse momento da nossa cidade. O prefeito sempre foi defensor da educação – das Emeis à formação profissional. Com esse novo espaço, a Fatec vai poder ampliar seus cursos, como bacharelado em Engenharia de Alimentos e Ciência da Computação. Marília vive um novo momento de recuperação do seu protagonismo”, enfatizou o presidente Danilo Bigeschi.
Participaram da solenidade o prefeito Vinicius Camarinha; o vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça; o reitor do Univem, Dr. Luís Carlos de Macedo Soares; os diretores da Etec e da Fatec, professores Benedito Gofredo e Maurício Duarte, respectivamente; o secretário da Administração, Cesar Fiala; os vereadores Danilo Bigeschi (presidente) e Rossana Camacho, além de secretários municipais, alunos, professores e funcionários do Univem, da Etec e da Fatec.
ESTRUTURA DA ETEC E DA FATEC
Atualmente, são aproximadamente 1.300 alunos, sendo 700 da Etec e 600 da Fatec, e cerca de 120 professores (70 da Etec e 50 da Fatec).
Os cursos disponíveis em Marília são:
Etec – Técnico em Administração, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho, Ensino Médio Integrado com Administração, Ensino Médio Integrado com Desenvolvimento de Sistemas, Ensino Médio Integrado com Contabilidade e Ensino Médio Integrado com Serviços Jurídicos.
Fatec – Alimentos (manhã ou noite), Desenvolvimento de Software Multiplataforma (manhã), Gestão Comercial (noite) e Gestão Empresarial (EaD).
Fotos: Divulgação