Queijeiros paulistas são reconhecidos entre os melhores do mundo, e Marília faz parte desse seleto grupo reconhecido internacionalmente
A cidade de Marília agora faz parte da Rota do Queijo do Estado de São Paulo, lançada oficialmente pelo Governo do Estado no dia 30 de outubro, durante o evento Mesa São Paulo, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O projeto reúne 102 queijarias, 8 rotas e 18 experiências turísticas que celebram a tradição, a inovação e o talento dos queijeiros paulistas, reconhecidos entre os melhores do mundo.
As rotas criadas são: Alta Paulista, Bandeirantes, Cuesta, Itaqueri e Tietê, Mantiqueira e Vale do Paraíba, Mogiana Paulista, Nascentes, Águas e Serras Paulistas, Noroeste Paulista e Sudoeste Paulista.
Marília está inserida na Rota Alta Paulista, com destaque para os produtos do Sítio Horizonte Azul, da família Braz, referência na produção artesanal de queijos.
Rota Alta Paulista
Entre fazendas familiares e paisagens rurais, a Rota Alta Paulista revela o sabor do interior em sua forma mais autêntica. Paraguaçu Paulista, Adamantina, Tupã, Marília e Salto Grande formam um percurso onde a tradição do leite se transforma em queijos premiados, cafés coloniais e experiências que unem o campo e a mesa.
Participam da rota: Sítio Horizonte Azul (Marília); Búfalas São João; Queijos Monte Alegre; Leite Jóia; Queijos Flor da Ju; Capril Salto do Panema.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, representou o prefeito Vinicius Camarinha no evento de lançamento e destacou a importância da iniciativa. “A Rota do Queijo valoriza a produção artesanal, conecta os produtores e incentiva o turismo rural. Estamos muito felizes com a inclusão do Sítio Horizonte Azul nesse projeto. Além da Rota do Café, agora também a Rota do Queijo reforça o potencial de Marília como destino turístico e gastronômico”, afirmou.
Fotos: Divulgação