No próximo dia 15 de novembro, a Rota das Capelas Alto Cafezal será novamente palco de um grande encontro de cicloturismo. O evento, organizado pela Associação Rota das Capelas Alto Cafezal, com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, e patrocinadores, deve reunir cerca de 500 ciclistas de Marília e de diversas cidades da região.
Com 100 quilômetros de extensão e 1.800 metros de altimetria, a Rota das Capelas é um percurso ecumênico e turístico que conecta fé, natureza e história. Ao longo do trajeto, os participantes passam por oito edificações religiosas — uma catedral, um mosteiro, uma igreja, quatro capelas e uma gruta — em um percurso que também resgata parte da história da região, ao seguir trechos da primeira estrada aberta durante o desbravamento da expedição geográfica de Campos Novos Paulista.
O circuito tem início no centro de Marília, na Praça da Catedral Basílica de São Bento, seguindo pela zona sul da cidade e deixando o perímetro urbano pela Avenida Durval de Menezes, até a ponte sobre o Rio do Peixe, em direção a Ocauçu. Já na cidade vizinha, o trajeto contempla paisagens naturais de grande beleza, como a formação rochosa conhecida como Dedo de Deus e a Gruta de Nossa Senhora Auxiliadora, com a imagem da santa incrustada em um paredão de pedra.
O percurso segue ainda pelos distritos de Nova Colômbia e São Benedito (Ocauçu), por Amadeu Amaral e finaliza em Avencas, no Mosteiro da Divina Misericórdia, encerrando uma jornada de fé, superação e conexão com a natureza.
Mais do que um pedal, o evento é uma experiência transformadora, que une esporte, espiritualidade e turismo sustentável. O trajeto, de nível de dificuldade alto, é amplamente elogiado pela beleza de suas paisagens, sinalização de qualidade e estrutura de apoio. Durante o evento, haverá pontos de hidratação, suporte mecânico e ambulância de prontidão para garantir a segurança dos participantes.
Para o ciclista e entusiasta da rota, Danilo Pierote, a proposta é “proporcionar uma vivência única, em que o esforço físico se mistura à contemplação da natureza e ao sentimento de gratidão por cada conquista do caminho”.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, parabenizou a iniciativa e ressaltou o impacto positivo da ação: “A Rota das Capelas é um exemplo de como o cicloturismo pode promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma integrada e sustentável”.
A largada será no dia 15 de novembro (sábado), em frente à Basílica de São Bento.
As inscrições já estão abertas — mais informações em
https://www.instagram.com/rotadascapelas.altocafezal/