Evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Saúde e teve as parcerias do Banco de Leite Humano de Marília e da Unimar
Levar muita informação e promover ações de conscientização para o público em geral, na área central da cidade. Este foi o principal objetivo do “Pedágio – Novembro Azul e Roxo”, promovido pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, na manhã desta quarta-feira (dia 12), no cruzamento da rua 9 de julho com a avenida Tancredo Neves (em frente à Galeria Atenas).
A ação, idealizada pelos Núcleos da Saúde da Criança e do Adulto, procurou alertar os pedestres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata (Novembro Azul); e da conscientização sobre a prematuridade (Novembro Roxo). O evento, que fez parte do projeto “Saúde até Você”, da Secretaria Municipal da Saúde, contou com o apoio do Banco de Leite Humano de Marília (BLH) e dos alunos da área da saúde da Unimar (Universidade de Marília).
Durante o Pedágio, foram promovidas diversas atividades de promoção à saúde: distribuição de panfletos informativos; aferição da pressão arterial dos pedestres que circulam pelo centro da cidade; e a divulgação de uma campanha do BLH para arrecadar frascos que serão usados no armazenamento do leite humano.
Segundo o Núcleo da Saúde da Criança, as pessoas que querem fazer a doação dos frascos de vidro – com boca larga, tampa de plástico, e capacidade de 250 ou 500 ml – podem encaminhar os materiais para a sede administrativa do Banco de Leite Humano, que fica situado na rua XV de Novembro nº 51. O contato para a entrega dos frascos também pode ser feito pelo telefone: (14) 3413-8696.
“Ficamos bastante satisfeitos com a organização do Pedágio. Nossas equipes promoveram orientações sobre os temas e alertaram a população em geral sobre os cuidados que devem ser adotados durante todo o ano. Além disso, ressaltamos ainda que os profissionais das nossas unidades de saúde estão à disposição para oferecer mais esclarecimentos”, comentou a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Mais informações sobre as ações de conscientização promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3402-6500.
Fotos: Divulgação