A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, autorizou na manhã desta quarta-feira (12) a reforma e revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) Planalto “Dr. Antonio Rodrigues Sobrinho”, que fica na rua Gildo Bonato, 207, na zona Sul da cidade.
O investimento total será de R$ 532.029,23, com foco em modernização, acessibilidade e conforto para os usuários. Esta já é a 17ª obra na área da saúde, sendo que cinco delas – UPA Norte, UPA Sul, USF Vila Barros, USF Toffoli e USF Jânio Quadros – já foram finalizadas e entregues à população.
Serão realizadas as seguintes melhorias na UBS Planalto: adequações e acessibilidade para melhor atendimento à população; novas instalações elétricas e hidráulicas; troca de pisos, revestimentos e telhado; pintura geral e melhorias no estacionamento e paisagismo.
A cerimônia de autorização reuniu diversas autoridades, como o prefeito Vinicius Camarinha; a secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio; o presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo da Saúde; e os vereadores Profª Daniela, Dr. Elio Ajeka e Chico do Açougue; além de outros secretários municipais.
“Em menos de um ano já autorizamos 17 obras somente na área da saúde, e cinco delas foram concluídas. A saúde estava abandonada e estamos priorizando as unidades e serviços de saúde que se encontravam em situação mais precária. A UBS Planalto estava precisando muito e o projeto dessa reforma vai contemplar uma modernização completa da estrutura, garantindo um ambiente mais moderno, seguro e acolhedor para os profissionais da saúde e para a população atendida”, afirmou o prefeito Vinicius.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, destacou mais uma obra na área. “Só temos que parabenizar e agradecer o prefeito Vinicius por priorizar a saúde. Já são 17 obras, com cinco delas concluídas e nesta quinta-feira, dia 13, entregaremos oficialmente a sexta, que é a USF Cavalari. A situação das unidades estava caótica e a gestão do prefeito priorizou as mais necessitadas para fazer essas reformas e revitalizações. Além disso, teremos obras novas importantíssimas, como as construções do tão sonhado AME (Ambulatório Médico de Especialidades), da UBS Porte 3 no Parque das Nações, do Caps 24 horas na zona Sul e de uma nova Policlínica na zona Oeste.”
A paciente da unidade, Benta Pereira, parabenizou o prefeito Vinicius pela obra. “Quero parabenizar o prefeito por tudo que ele vem fazendo e por priorizar a saúde. A unidade aqui está precisando mesmo dessa reforma e, em nome de todos os pacientes, agradeço pela reforma que será feita.”
E o presidente da Câmara, Danilo da Saúde, lembrou que na zona Sul já foram entregues benfeitorias em outros serviços de saúde. “São 17 obras na saúde, e aqui na zona Sul já foram inauguradas as reformas da UPA Sul e da USF Toffoli. Outras duas estão em andamento, que são a reforma do CEO (Centro de Especialidade Odontológicas) e a construção do Caps III 24 horas. Parabenizo o prefeito Vinicius Camarinha por priorizar a saúde e a Câmara continuará sendo parceira do Executivo nos bons projetos para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população”.
ESTRUTURA
A UBS Planalto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, tendo uma população atendida por volta de 13 mil pessoas, oferecendo consulta médica, serviço odontológico, atendimentos individuais de psicologia, fonoaudiologia, nutricionista e terapia ocupacional, grupos de nutrição, serviços de enfermagem (curativo; administração de medicação; retirada de pontos; entrega de insumos; coleta de exames laboratoriais); vacinação e visita domiciliária.
O trio gestor da unidade é formado por Ercilia Helena Aranha Ramos (dentista), Mike José do Nascimento Florentino (médico) e Kaique Koyama Leite (enfermeiro).
A equipe conta com 14 técnicos de enfermagem, três enfermeiros, um gerente, um nutricionista, um terapeuta ocupacional, uma psicóloga, uma fonoaudióloga, uma educadora física, quatro médicos pediatras (uma servidora e três professores da Unimar), três ginecologistas (dois servidores e um professor da Unimar), três clínicos gerais, nove agentes comunitários de saúde, quatro agentes de controle de endemias, dois agentes operacionais de serviços, dois auxiliares de saúde bucal e dois dentistas.
Fotos: Divulgação