A Prefeitura de Marília, em virtude do elevado índice pluviométrico, segundo previsão do IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas, vinculado à Unesp de Bauru) em 114.7 milímetros para esta terça-feira (09/12) em Marília, informa que a Defesa Civil está atenta e atendendo ocorrências ocasionadas pelas chuvas.
De acordo com levantamento realizado por todas as Secretarias Municipais, os principais problemas relatados são:
EDUCAÇÃO
- Nas EMEIs Arco-Íris e Favo de Mel, houve inundação causada pelo acúmulo de água da chuva proveniente da rua. Ambas estão localizadas em área de declive, o que facilita o escoamento da água para o interior dos prédios. Não há problemas estruturais nos telhados; a entrada de água ocorre exclusivamente pela via pública. Nessas escolas, o atendimento nesta quarta-feira, 10/12, será suspenso para reparos e limpeza.
- Na EMEI Catavento, também houve alagamento na parte interna da unidade. Por esse motivo, as aulas serão suspensas no período da manhã desta quarta-feira, 10/12, com retorno às atividades a partir das 13h, quando a escola estará apta a receber as crianças, da mesma forma na EMEI Meu Anjo, no bairro São Miguel.
- Na EMEI Roda Pião, as chuvas provocaram a queda parcial de um trecho do muro. A equipe de manutenção da Secretaria de Educação atuou imediatamente, retirando os entulhos, desobstruindo e limpando os ralos para garantir o escoamento da água. Não houve alagamento de salas de aula ou de qualquer ambiente interno, e, portanto, as aulas estão mantidas.
A Secretaria da Educação segue monitorando a situação em todas as unidades. Outras escolas também registraram entrada de água, e estão sendo acompanhadas pela equipe técnica.
Cronograma atualizado:
EMEI Arco-Íris e EMEI Favo de Mel: dispensa de alunos durante todo o dia 10/12.
EMEI Catavento: suspensão das aulas no período da manhã; retomada às 13h.
EMEI Meu Anjo: dispensa das aulas no período da manhã para organização do espaço; aulas mantidas no período da tarde.
EMEI Roda Pião: aulas mantidas.
Demais unidades: aulas mantidas, até o momento.
A Secretaria da Educação continuará acompanhando as condições climáticas e informará qualquer atualização necessária.
SAÚDE
Não houve nenhum problema pontual que comprometesse o atendimento municipal.
O incidente mais grave foi um retorno de esgoto no Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil) ,mas que era entupimento da rede de esgoto e já foi corrigido pela Ric Ambiental.
Na USF Vila Nova, um piso cedeu e será feita avaliação de danos estruturais na manhã desta quarta-feira (10/12), para avaliar a segurança da estrutura.
VIAS URBANAS E ESTRADAS RURAIS
A Secretaria de Infraestrutura e a Emdurb – Empresa de Mobilidade Urbana de Marília –, atuam com equipes para fazer levantamentos e manutenções, além de orientar o trânsito.
Na Av. José da Silva Nogueira Júnior, no Jardim Polyana (zona Oeste), houve deslizamento de terra e a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a empresa Bild foram acionados para retirar um carro atolado, bem como fazer a manutenção da área.
Algumas estradas rurais também apresentaram ocorrências. A estrada de Padre Nóbrega a Rosália ficou com muito barro, dificultando o tráfego. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura, enviou um trator para ajudar a puxar os carros. Já no fim da tarde caiu uma árvore na região, que interditou a estrada. Os Bombeiros foram acionados para liberar o acesso.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Na Casa Cidadã, o refeitório e a cozinha foram alagados. A sede do Ceprom também foi alagada.
COMO ACIONAR A DEFESA CIVIL
A população pode entrar em contato 24h em caso de emergência pelo telefone/WhatsApp: (14) 9 8194-1828
Diretoria de Divulgação e Comunicação
09/12/2025 – às 20h18