Realizado em Brasília, o encontro celebrou os 20 anos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social
A cidade de Marília foi representada na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – Distrito Federal, entre os dias 6 e 9 de dezembro.
Neste ano, a conferência celebrou os 20 anos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social e os 32 anos da LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, reafirmando o compromisso público com a consolidação do SUAS como política de Estado.
O evento, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), recebeu mais de 5 mil participantes ao longo da programação, reuniu gestores, trabalhadores, representantes da sociedade civil e usuários da política de Assistência Social para discutir sobre avanços, enfrentar desafios e fortalecer o sistema.
Entre os principais objetivos do encontro, estavam a avaliação da Política Nacional de Assistência Social, com a proposição de novas diretrizes para o aprimoramento do SUAS, presente em todos os estados e municípios do país. A conferência também reforçou o diálogo federativo e ampliou a participação social na construção de políticas públicas mais eficientes e integradas.
A programação contou com mesas temáticas, plenárias deliberativas, atividades de participação social e a entrega do Prêmio CNAS Simone Albuquerque, que reconhece iniciativas inovadoras em todo o país.
Representando Marília, participaram os delegados titulares eleitos Leandro Donha Pereira, representante da sociedade civil – trabalhador SUAS; Nilva Regina Galletti, representante da sociedade civil; e Vanessa Aparecida Costa, representante do governo municipal, que levaram as propostas da etapa estadual para a nacional, contribuindo para a formulação de novas diretrizes das políticas públicas de assistência social.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, ressaltou o papel essencial da rede socioassistencial no enfrentamento às violências e na garantia de direitos. “É impossível pensar o Brasil e, em especial, a nossa cidade, sem a rede de proteção social do SUAS. Celebramos este ano os 20 anos do SUAS e os 32 anos da LOAS, sistemas construídos por pessoas comprometidas e que atuam na garantia de direitos de todos os cidadãos, principalmente dos mais vulneráveis. Em Marília, a Assistência Social é prioridade graças ao olhar atento e cuidadoso do nosso prefeito Vinicius Camarinha, sempre pautado pelo respeito às pessoas”, pontuou.
“A presença de Marília na conferência nacional de Assistência Social reforça o compromisso do município e da gestão com o fortalecimento de políticas públicas que acolhem, protegem e garantem direitos à população,” finalizou Hélide Parrera.
Premiação CNAS Simone Albuquerque
Criado em homenagem à ex-conselheira nacional Simone Albuquerque, o prêmio reconhece iniciativas que fortalecem o SUAS em sete categorias, desde pesquisas acadêmicas até experiências regionais nas áreas de atuação da Sudam e SUDENE. Os vencedores terão seus trabalhos publicados e participarão de eventos nacionais para disseminar boas práticas.
Fotos: Divulgação