10 AGO 2018
SAÚDE
Prefeitura vai realizar campanha de conscientização sobre a Leishmaniose Visceral no Marília Shopping

A Leishmaniose Visceral caracteriza-se como uma enfermidade emergente e é uma das doenças mais perigosas da atualidade, mas grande parte da população desconhece suas causas e sintomas.

Diante desta realidade, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai realizar a campanha “Xô Leishmaniose”, que consistirá em ações de conscientização e prevenção da doença, no período de 13 a 26 de agosto, no Marília Shopping.

A ação, promovida pelas secretarias municipais da Saúde e da Educação, trará exposição de trabalhos artísticos dos alunos da rede municipal de ensino. Os melhores trabalhos serão premiados em cerimônia oficial a ser realizada no centro de compras.

Durante o período, os visitantes do Marília Shopping também terão à sua disposição orientações sobre os meios de transmissão e prevenção dessa doença que acomete além dos cães, humanos e, que se não for tratada corretamente pode levá-los à morte.

O prefeito Daniel Alonso convida a população a prestigiar o evento. “Teremos várias ações de conscientização e prevenção da leishmaniose. Além disso, faremos uma premiação aos melhores trabalhos dos alunos da nossa rede municipal. Agradeço ao Marília Shopping por ceder o espaço para esta importante campanha e convido os marilienses a comparecerem.”

Além destas atividades, o local também será um dos postos de vacinação antirrábica na cidade. A ação é gratuita e, para participar basta que os interessados levem seus animaizinhos de estimação para serem imunizados.

Os profissionais da Secretaria da Saúde farão o atendimento aos cães e gatos e darão orientações sobre cuidados básicos para manter os animaizinhos saudáveis.

“Desde o início do ano nos tornamos oficialmente um Shopping amigo dos animais, proporcionando aos visitantes que venham curtir momentos agradáveis ao lado de seus melhores amigos. Agradecemos à parceria significativa da Prefeitura de Marília, por meio de suas secretarias que, através dessa iniciativa, irá fornecer as informações necessárias para que os animais e também seus cuidadores possam estar protegidos”, ressalta Heli Queiroz, coordenador de marketing do Marília Shopping.

A DOENÇA

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave que acomete o homem, os cães e outros mamíferos. É causada pelo parasita Leishmania Chagasi, que é transmitido por meio da picada do mosquito palha. Nas áreas urbanas, o cão é a principal fonte de infecção. Ao picar um cão infectado, o mosquito palha passa a transmitir a doença.

Alguns sintomas nos cães que estão associados à doença e que podem levar o cuidador a desconfiar da enfermidade são: perda de peso, apatia, lesões oculares, feridas que não cicatrizam, unhas grandes, pelos quebradiços, perda de pelo, sangramento nasal, dentre outros sintomas. Já nos humanos, os principais sintomas são: perda de apetite, febre prolongada, tosse seca, emagrecimento, anemia e aumento do fígado.

O programa vacinal deve ser associado com outras medidas de controle como o combate do inseto vetor e o uso de coleiras repelentes, mas é fundamental medidas de controle para que se evite a exposição e a proliferação do agente infeccioso, como manter o ambiente limpo, livre de entulhos e matéria orgânica; uso de telas em portas e janelas e, caso haja suspeita de infecção, procurar a Divisão de Zoonoses para iniciar o tratamento adequado.

Campanha “Xô Leishmaniose”

Exposição trabalhos rede municipal de Ensino

Quando: 13 a 26 de agosto

Local: Praça de Eventos Marília Shopping