Residenciais Europa e Palmeiras vão beneficiar famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Prefeitura autorizou empreendimento nesta terça-feira
O prefeito Vinicius Camarinha assinou, nesta terça-feira (13), a ordem de serviço para a construção de 336 apartamentos dos Residenciais Europa e Palmeiras, um dos maiores investimentos recentes no programa habitacional do município. As moradias integram o Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1, voltado a famílias de baixa renda, com parcelas acessíveis e subsídio do Governo Federal.
Do total de unidades, parte será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo ações de desfavelamento, e outra parte será definida por sorteio público. A Prefeitura esclarece que as inscrições ainda não estão abertas e que todas as informações sobre cadastramento serão divulgadas oportunamente pelos canais oficiais do município.
A solenidade marcou oficialmente o início das obras e contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera; a presidente do Fundo Social, Dona Paula Almeida; a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Valéria Cavecci; o chefe de Gabinete, Rafael Takamitsu; o presidente da Emdurb, Paulo Alves; a secretária da Cultura, Tais Monteiro; o Assessor Especial, Hugo Claro; e Bruno Gaudêncio, responsável pela área de Assuntos Estratégicos; além dos vereadores Professora Daniela; Chico do Açougue; e o presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi. Também marcaram presença lideranças da comunidade da zona Sul e a imprensa.
Durante o evento, o prefeito Vinicius Camarinha destacou a importância do lançamento do programa e a transformação social que o empreendimento irá proporcionar. “Que dia de alegria! Eu já visualizo esse terreno ocupado com os novos apartamentos, com as pessoas morando aqui, as crianças correndo, morando em um lugar gostoso para se viver. Confesso que hoje é um dos dias mais felizes da minha administração, porque lançar um programa como esse é muito gratificante”, afirmou o prefeito, agradecendo à população, à equipe de governo e a todos os presentes.
O vice-prefeito Rogerinho ressaltou o impacto positivo da obra para o município e o compromisso da gestão com o sonho da casa própria. “Estamos lançando mais uma grande obra. Serão mais de 300 apartamentos nesta região, que vão mudar a realidade de muitas famílias. Todo cidadão tem o sonho de conquistar sua moradia, e esta gestão trabalha com seriedade e responsabilidade para transformar esse sonho em realidade”, destacou.
Responsável pela execução do empreendimento, o representante da Construtora Menin, Paulo Menin Furtado, enfatizou a parceria entre o poder público e a iniciativa privada e detalhou as características do projeto. “Essa é mais uma grande realização para a cidade. Quero agradecer ao prefeito e a toda a administração. Essa é uma parceria entre o setor público e o privado, fundamental para o desenvolvimento. São líderes que abraçam a cidade que fazem a diferença. O prazo de execução da obra é de dois anos. Um residencial contará com 10 torres e o outro, com 11 torres, com quatro apartamentos por andar, unidades com varanda, uma vaga de garagem por apartamento e toda a infraestrutura necessária para garantir qualidade de vida aos moradores”, explicou.
O evento também foi marcado por um momento de emoção envolvendo o senhor Nelson, catador de recicláveis. O prefeito relembrou o primeiro encontro com ele, ocorrido no ano passado. “Eu estava saindo de um restaurante próximo à Prefeitura quando vi o senhor Nelson empurrando seu carrinho. Me aproximei para conversar e o convidei para ir até a Prefeitura. Lá, tomamos um café e conversamos bastante. A história de vida dele tocou profundamente o meu coração”, relatou Vinicius Camarinha.
Emocionado, o senhor Nelson agradeceu o apoio recebido e celebrou a oportunidade de ter um novo lar. “O prefeito me levou até a Prefeitura, me ofereceu um café, conversou comigo. E agora vou ser contemplado com uma casinha para eu morar. É um sonho que está se tornando realidade”, afirmou.
Com a autorização da ordem de serviço, a Prefeitura de Marília dá início a mais uma importante obra habitacional, reafirmando o compromisso com a dignidade, inclusão social e qualidade de vida da população.
Fotos: Divulgação