01 AGO 2018
Marília entrega nova sede ao Caps Com-Viver e valoriza Saúde Mental

A Prefeitura de Marília entrega na manhã desta quinta-feira (2), a partir das 9h, em ato solene as novas instalações do Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial) “Herculano Vasques”. O serviço atende a cerca de 250 pessoas com equipe multidisciplinar e faz parte da estrutura do Programa Municipal de Saúde Mental. A nova instalação está localizada na rua Marquês de São Vicente, 322, no Jardim Maria Isabel (proximidades do Yara). A unidade especializada da Secretaria Municipal da Saúde funcionava há 14 anos na avenida João Ramalho, ao lado da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (zona sul).

Silvana Verza Garbelini, assistente social e gerente do Caps, acredita que a inauguração representa valorização da Saúde Mental na atual gestão. “Há um compromisso da administração para fortalecer esse serviço e ultrapassar o modelo antigo de exclusão. A luta é pelo convívio, pela integração e pelo respeito à pessoa que se encontra em sofrimento psíquico”, declarou.

A equipe é formada por dois psiquiatras, duas psicólogas, equipe de enfermagem (duas enfermeiras, três técnicas e uma auxiliar), um terapeuta ocupacional e duas assistentes sociais. Unidade conta ainda com apoio de uma profissional de serviços gerais, um motorista e um vigia.

A supervisora do Programa de Saúde Mental do município, a psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, relata que o prédio atual já não atendia mais as necessidades. Além de antigo, ficou acanhado para oferecer condições adequadas às oficinas terapêuticas, consultórios e espaços de convivência.

“O Caps proporciona consulta médica e de enfermagem, atendimento social e psicológico, mantém oficinas diversas (culinária, teatro, musicalização, artes manuais) em um espaço onde estimulamos o desenvolvimento humano e social. A proposta é abrangente e os resultados terapêuticos têm sido surpreendentes”, afirma Simone.

O oficial de farmácia Herculano Vasques (falecido em 1999) dá nome ao Caps Com-Viver. Ele trabalhou na tradicional Farmácia Noturna de 1963 até sua aposentadoria. Mais tarde, foi diretor no Diretório Acadêmico Dr. Cristiano Altenfelder da Silva, na Famema (Faculdade de Medicina de Marília), onde era responsável pela farmácia que entregava medicação para a população carente.

Miriam Vasques, uma das filhas de Herculano, foi a primeira psiquiatra do Caps Com-Viver e funcionária da prefeitura de setembro de 2002 até maio de 2013.

SERVIÇO

A inauguração das novas instalações do Caps contará com apresentações artísticas dos pacientes e a presença de familiares, profissionais da área da saúde mental e autoridades.

Fotos: Júlio César de Carlis