Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Acompanhe!
Notícias
JUN
24
24 JUN 2026
SAÚDE
Marília sedia audiência pública regional sobre atualizações da NR-1 e impactos na saúde mental dos trabalhadores
receba notícias
Encontro reuniu especialistas em medicina do trabalho e fiscalização para orientar empresas, gestores e sindicatos sobre as recentes alterações da Norma Regulamentadora.
A Prefeitura de Marília, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 24 de junho, no anfiteatro do bloco 11 da Universidade de Marília (Unimar), audiência pública regional com o tema “Riscos Psicossociais na NR-1: Atualizações, Responsabilidades e Impactos para a Saúde do Trabalhador”. A iniciativa, promovida em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região, teve como objetivo central discutir as recentes mudanças na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), com foco direto no gerenciamento de riscos psicossociais no ambiente corporativo.
 
O encontro estratégico reuniu representantes de instituições públicas e privadas, entidades de classe, empregadores, trabalhadores, profissionais da área da saúde, gestores e sindicatos para debater os novos desafios normativos e a promoção da segurança laboral.
 
A abertura das apresentações técnicas foi conduzida pelo Dr. Pekirson Diego Eloy Branco Peres, médico especialista em Medicina do Trabalho e Psiquiatria. Em sua contribuição, o especialista abordou os aspectos normativos e clínicos da saúde mental dos trabalhadores diante das exigências de identificação e gestão de fatores psicossociais pelas empresas.
 
O dr. Breno Luiz Guilherme Gaspar, Auditor-Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo (SRTE-SP), vinculado à Gerência Regional do Trabalho de Marília (GRTE-Marília), detalhou o papel da fiscalização e as responsabilidades das organizações diante da nova legislação.
 
De acordo com a supervisora do Cerest Regional de Marília, Camila Costa Ribeiro Simionato, a expressiva adesão ao evento superou todas as expectativas iniciais da organização. “Ficamos extremamente satisfeitos, pois a adesão foi maior do que o esperado, o que demonstra a extrema relevância e a preocupação de todos os setores com este tema tão atual. O evento visa fortalecer as ações interinstitucionais de vigilância, prevenção de agravos relacionados ao trabalho e promoção da saúde do trabalhador em toda a região, contribuindo para ambientes laborais mais seguros, saudáveis e humanizados”, destacou a supervisora, apontando a urgência de que empresas adotem medidas efetivas de gerenciamento de riscos.
 
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, também ressaltou a importância da ampla participação da sociedade e dos diversos setores produtivos no debate. “A expressiva presença de público consolida a urgência de discutirmos a saúde mental de forma integrada e transparente. Este evento reforça o compromisso do Cerest de desenvolver constantemente ações de vigilância em saúde do trabalhador, de educação permanente, articulação intersetorial e a promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis”, concluiu a secretária.
 
Fotos: Divulgação
Seta